Escoteiros do Brasil realizam etapa final de campeonato de e-Sports neste final de semana 27 e 28 de Junho na Twitch.tv, com LoL, Paladins, Stop e Hearthstone.

Os Escoteiros do Brasil realizam no próximo final de semana a segunda etapa do campeonato nacional escoteiro de e-Sports, o Scout e-Sports League. A competição teve início no último fim de semana, 20 e 21 de junho, e contou com aproximadamente 1100 participantes de 22 estados. No primeiro fim de semana do evento, os jogadores competiram entre si nos jogos Gartic, Fortnite, Overwatch e Teamfight Taticts. Os jogos foram pré-selecionados no momento de inscrição. Já no segundo fim de semana, os jogos serão League of Legends, Paladins, Stop e Hearthstone.

A ideia de um evento de e-sports surgiu antes do início da pandemia de coronavírus. Quando foi decretado o distanciamento social, o evento se mostrou como uma oportunidade de engajar os jovens de forma divertida e útil em um cenário em que a realização de eventos e atividades presenciais está suspensa. Além de contribuir para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, raciocínio lógico, cooperação, tomadas rápidas de decisão e concentração, o Scout e-Sports League também é um momento para os jovens interagirem com escoteiros de todo o país.

Para o idealizador do evento, Fernando Kobaia, 28 anos, o campeonato é uma maneira de estar mais perto do interesse dos jovens. “Vejo uma grande importância para cada vez mais nos comunicarmos diretamente com a juventude, principalmente neste momento de distanciamento social. É uma nova oportunidade de praticar o método escoteiro, junto com o desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento”, afirmou.

A jovem Thayane Lima, do Ceará, foi a vencedora do Gartic na modalidade Sênior (jovens entre 15 e 17 anos), e elogiou a ideia de realizar um evento de jogos online. “A final de Gartic estava bem disputada, as pessoas conseguiam acertar os desenhos muito rápido, mas foi muito divertido! O evento foi muito bem organizado, os adultos voluntários estavam dando suporte o tempo todo. Como as atividades presenciais estão suspensas, esse tipo de evento foi ótimo para matar a saudade”, contou.

Já a jovem Natália Silagye, de São Paulo, está de olho em possíveis edições futuras do evento. “Eu ganhei em primeiro lugar no Teamfight Tatics Sênior, o que foi muito legal. Eu amo jogos e amo escotismo, por isso adorei quando soube do evento. Foi muito divertido participar com escoteiros de todo o país. Espero que tenha mais vezes, pois amo jogos e gostaria muito de participar de outras modalidades também”, afirmou.

Os jogadores e as equipes estão organizados em três faixas etárias: de 11 a 14, 15 a 17 e 18 a 21 anos, que são as mesmas idades dos jovens nos ramos escoteiro, sênior e pioneiro do Movimento Escoteiro. Para acompanhar os jogos, no domingo, a competição será transmitida pelo canal dos Escoteiros do Brasil na TwitchTV, a maior plataforma de jogos online da atualidade. Gamers de todo o Brasil poderão acompanhar a transmissão a partir das 9h30 nos dias 21 e 28 de junho no twitch.tv/escoteirosdobrasil.

Serviço

O que: Scout e-Sports - Campeonato de e-Sport dos Escoteiros do Brasil

Quando: 27 e 28 de junho

Onde: Transmissão nos domingos, a partir das 9h30 na TwitchTV dos Escoteiros do Brasil