Existem carros que nascem a frente do seu tempo. É o caso do BMW i3. O modelo, lançado no Brasil em 2014, segue como o carro elétrico mais eficiente energeticamente do Brasil, fato atestado pelo Inmetro. E carros a frente do seu tempo são historicamente colecionáveis. O que falar então do BMW i3 Unique Forever? Limitado a 30 unidades, o modelo chega ao Brasil como uma opção de carro de coleção 0km.
Dentre os diferenciais da versão, estão a cor da carroceria, que vem no tom exclusivo Cinza Storm Bay, grade frontal bicolor e elementos de design E-Copper. Por dentro, o i3 está mais sofisticado. As novidades ficam para os bancos com o emblema Unique Forever nos encostos de cabeça e pela plaqueta “One of 2000”, que evidência a tiragem limitada do modelo.
O conjunto motriz é o mesmo do BMW i3 120Ah. A unidade elétrica BMW eDrive é capaz de gerar 125kW (170cv) e 250Nm de torque instantâneo; a transmissão é automática continuamente variável, a tração traseira, e as baterias de alta voltagem de íons de lítio, tem capacidade de armazenamento de energia de 120 Ah/42,2 kWh. Nesta configuração, os i3 Unique Forever alcança até 310 quilômetros de autonomia no ciclo WLTP e 335 quilômetros de autonomia no ciclo NEDC, acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 150km/h.
Recheado de equipamentos, os destaques do i3 Unique Forever ficam por conta dos faróis full-LED, do teto solar elétrico em cristal, das rodas de liga leve JetBlack de 20 polegadas; e dos freios a discos ventilados com ABS. O pacote tecnológico do compacto premium traz ainda os sistemas Comfort Access e Driving Assistant Plus. O trava e destrava as portas com a simples aproximação da chave, incluindo a tampa do porta-malas; enquanto o segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal.
Por dentro, chamam a atenção o painel de instrumentos digital, o acabamento interno BMW i em Design Suite, o revestimento de couro Vernasca Dark Truffle/Preto, e os recursos do BMW ConnectedDrive. Entre eles, destacam-se a Chamada de Emergência Inteligente, função responsável por acionar os serviços de auxílio ao usuário em caso de colisão; o BMW Teleservices, dispositivo capaz de monitorar e informar o proprietário do veículo sobre a necessidade de manutenção de determinados componentes do veículo; e os Serviços Remotos, que permite a utilização de algumas funcionalidades do veículo remotamente por meio de smartphones Android e iOS.
Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do veículo elétrico, que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso. O pacote de itens inclui ainda conectividade Bluetooth, porta USB, e seis airbags -- duplos frontais, laterais dianteiros e tipo cortina dianteiros e traseiros.
O BMW i3 Unique Forever já está à venda nas concessionárias da BMW do Brasil por R$ 353.950, vem de fábrica com um carregadores portátil, além do BMW Wallbox em cortesia, e garantia de dois anos sem limite de quilometragem.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de 5,222 bilhões de Euros com receitas no valor de 98,990 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.