Elden Ring: 10 dicas e truques para iniciantes
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Se você, assim como eu, não é muito bom em jogos Dark Souls (Souls Like ou Soulsborne), provavelmente está em busca de algumas dicas e truques para começar a sua jornada em Elden Ring (Bandai Namco).
- Como fazer todos os finais de Elden Ring?
- Qual a melhor classe para começar em Elden Ring?
- Elden Ring: entenda os status e atributos do personagem
Criado por Hidetaka Miyazaki, em parceria com George R. R. Martin, a narrativa do game é ambientada em um local chamado “As Terras Intermédias” (The Lands Between), de onde o personagem principal foi banido tempos atrás. Após seu retorno, ele poderá salvá-lo ou destruí-lo de vez.
Como todos bem sabem, os jogos da FromSoftware tem um histórico de não serem fáceis e muito menos acessíveis ao público. Elden Ring é um jogo no quaç as coisas não seriam diferentes, mesmo que o título seja, de fato, menos punitivo que os anteriores desse estilo de jogo.
Pensando nisso, o NerdWeek separou 10 dicas, truques e algumas informações que você precisa saber, mesmo tendo em mente que a dor e sofrimento são inevitáveis. Mas não se preocupe, se, ainda assim, você quer se aventurar nessa história densa e completamente imersiva que é Elden Ring.
1. Não se preocupe com sua classe inicial
Parece uma dica sem sentido, especialmente porque, como se trata de um RPG, é fato que a classe te uma importância sem igual. Mas veja bem: ao longo de Elden Ring, você poderá construir o seu personagem da forma que quiser, e distribuir os pontos de habilidade da melhor forma que quiser.
Então, mesmo que você talvez talvez pense que "Tenha escolhido a classe errada", você poderá moldá-la de acordo com a sua preferência — algo que tira o peso das costas de realmente ter escolhido uma "classe errada" e que não tem nada a ver com você.
Quem avisa, amigo é: se você não é velho de guerra em jogos Soulsborne, evite ao máximo escolher a classe "Miserável" logo de cara. Essa classe é destinada a jogadores mais puristas que preferem construir sua própria build.
2. Faça o tutorial
Todo jogo tem tutorial, mas, se você não possui um espírito aventureiro e explorer, pode acabar perdendo o tutorial inicial de Elden Ring.
Ao morrer para o primeiro boss (algo inevitável) no início do jogo, você estará em uma masmorra. Em vez de prosseguir para a porta que está bem na sua frente, caia no poço e tome um certo dano, mas conclua o tutorial e passe pelo boss inicial.
Isso te dará uma boa vista de muitas mecânicas que vão ser muito úteis ao longo da sua jornada.
3. Pratique o combate
Elden Ring tenta ser menos punitivo que títulos anteriores do gênero, isso é algo a ser reconhecido. Mas, ainda assim, o jogador pode ser vitorioso, visto que existem pequenas nuances que só o gameplay poderá trazer.
Como a prática leva à perfeição, não ache que está perdendo tempo matar pequenas criaturas no corpo a corpo ou testar as mecânicas nos guardas que patrulham a primeira área antes de cruzar o portão.
Reserve um tempo para entender como funciona o bloqueio, parry e experimentar novos métodos de investida, como o Pulo + Ataque Rápido (que pode quebrar a defesa de alguns inimigos).
Com o tempo, você verá que, dominando esses movimentos, você provavelmente reclamará menos das mortes por inimigos que dão mais dano e oferecem uma sequência de ataques maior do que os inimigos iniciais.
4. Fuja para as colinas
Ao chegar em Limgrave, um vasto mundo se abrirá à sua frente, e você poderá chegar e ir bem longe, mesmo sem ter o XP necessário para matar todo ser que se move na sua frente.
Isso faz com que fugir se torne um aliado extremamente importante no gameplay. Pegue, por exemplo, um boss intermediário nessa primeira área, chamado Sentinela da Árvore.
Mais para frente no game, você conseguirá invocar um cavalo chamado Tormenta. Esse cavalo não só será muito útil para atravessar longas distâncias, mas será muito útil na luta contra chefes.
Por que, em vez de se martirizar logo de cara, você não dá um dibre nele e segue seu caminho e depois volta para combatê-lo? E não se engane, isso pode ser feito em muitos trechos do game.
Então, se você se deparar um inimigo enorme e achar que vai fazer purê do seu personagem, o jogo vai te recompensar por ficar fora da luta até que esteja o melhor de enfrentá-lo, seja com uma build melhor.
5. Gaste as suas runas
Não fique segurando as suas runas, elas são um dinheiro valioso que serve para aprimorar seu personagem e comprar itens importantes para a sua jornada. Ficar segurando as runas fará com que, se você morrer em uma área com muitos inimigos fortes, seja um trabalho muito árduo e frustrante ter que recuperá-las.
Mas, se você se encontra nessa situação, há sempre a chance de chegar lá, pegar as runas e sair correndo. Mas, vai por mim, não fique segurando as suas runas, invista em itens e melhore seu personagem sempre.
6. Use a Viagem Rápida com frequência
O mundo aberto de Elden Ring é vasto e atravessá-lo pode, não só ser demorado, como pode custar sua vida e, consequentemente, suas Runas. Sem dúvidas, atravessá-lo a pé ou a cavalo pode ser uma oferta tentadora, especialmente porque ele é muito bonito.
Mas, seja sábio, e use a Viagem Rápida no seu mapa, que se deslocar rapidamente por qualquer Local de Graça que você tenha encontrado — em algum momento, você vai ver que é necessário.
Outra dica adicional à Viagem Rápida é usar o Tormenta para se deslocar pelo cenário ou, até mesmo, usá-lo para fugir com mais facilidade.
7. Venda os itens certos
Existem algumas categorias de itens que você pode encontrar que servem única e exclusivamente para "farmar" Runas. Como dito acima, as Runas não são só cruciais para aprimorar a sua build, como servem para comprar itens no jogo.
Então, preste atenção onde encontrar vendedores que compram esse tipo de item e não fique segurando eles por muito tempo, venda-os logo para conseguir mais Runas. Assim, ao encontrar os seguintes itens, venda-os:
- Runa do Pobre;
- Runa da Periferia;
- Outros.
8. Saiba quando usar o escudo e magia
Entender quando usar um escudo ou usar uma arma de duas mãos pode ser algo extremamente importante no gameplay. Ao usar arma de duas mãos, você abdica da sua defesa, mas ganha muito em força.
Alguns inimigos, às vezes vale mais a pena dar uma investida de duas mãos que ficar perdendo tempo aparando seus golpes. No entanto, não subestime isso: vale a pena usar o escudo para aparar alguns golpes e contra-atacar usando o Golpe Forte.
Alinhado com esse fato, saber atacar a distância também pode ser um fator determinante no gameplay. Sabemos que magos e classes mais focadas em magia não costumam ter uma boa reputação.
No entanto, ataques a distância podem ser extremamente úteis em determinados casos, especialmente se você quer acertar um pequeno grupo de inimigos mais fracos todos de uma vez só.
9. Use o Sino da Invocação
Logo no "segundo" Local de Graça que indica o caminho a ser seguido, você poderá ter uma interação com uma bruxa chamada Renna (curiosamente, ela se veste de forma similar ao Gandalf).
Ao responder à pergunta dela, você ganhará o Sino de Invocação — se você perdeu essa interação, não se preocupe, ainda poderá comprá-lo na Mesa-Redonda.
Com o Sino da Invocação, você poderá chamar espíritos/fantasmas aliados pode ajudá-lo nas batalhas. Mesmo que eles não causem tanto dano assim, ainda assim, isso pode ser suficiente para desviar a atenção do inimigo, dando a chance de você atacá-lo por trás.
10. Não vá com sede ao pote
Como todo jogo Soulsbornekiro, Elden Ring incentiva que você colete as Runas. Mas, em vez de ir com tudo para cima dos inimigos ou até mesmo explorando o cenário, estude o terreno antes e avalie as condições.
Mesmo que você faça um ataque furtivo em um inimigo, certifique-se de que não há outro engraçadinho te vendo e te dê um ataque furtivo — experiência própria, porque isso rolou comigo.
Portanto, não seja ganancioso e tente acumular o máximo de Runas antes de gastá-las ou vá sedendo para cima dos inimigos, pois isso pode fazer com que você perca as suas runas preciosas e, sim, o jogo vai te punir por isso.
Além disso, é basicamente uma mecânica de risco-recompensa, então tenha em mente isso e, sempre que possível, avalie seus movimentos antes de executá-los.
Assim, com essas 10 dicas e truques, talvez você consiga ter uma experiência menos árdua e comece a dominar e aproveitar esse game fenomenal que você tem em mãos, chamado Elden Ring.