Dungeons & Dragons não terá mais versões em português; entenda!
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Nesta última sexta-feira (23) a Wizards of the Coast, empresa responsável por Magic: The Gathering e Dungeons & Dragons (D&D) anunciou que irá interromper a produção de produtos em português ainda em 2024. Isso significa que não haverá mais tradução de livros e produtos para o português do Brasil.
- Magic: The Gathering - Português, Chines simplificado e outros produtos traduzido serão removidos
- Wizards of the Coast revela datas de lançamentos de produtos Dungeons & Dragons no Brasil
Em nota oficial, a empresa explica:
“Dungeons & Dragons é um jogo global que nos esforçamos para tornar o mais acessível possível ao nosso público amplo e variado. No entanto, também tivemos que enfrentar custos crescentes e mudanças na demanda global, mesmo com o D&D continuando a crescer”.
“As vendas de produtos em língua portuguesa não acompanharam o aumento dos custos em toda a linha, o que significa que estamos a tomar a difícil decisão de parar o produto português ainda este ano…”.
Na mesma publicação, a empresa também afirma que três livros ainda serão lançados em português. Mas, não há previsão para a retomada da produção. Uma possibilidade para a retomada seria ceder os direitos de produção à outra editora. No entanto, nada foi oficializado ou discutido publicamente.
Historicamente, Dungeons & Dragons foi responsável por parte da enorme popularidade do RPG de mesa no Brasil. Então, essa é uma notícia trágica para os fãs do gênero — uma vez que essa decisão tornará o jogo menos acessível para o público brasileiro.
Atualmente, a Wizards of the Coast pertence à Hasbro. No último semestre de 2023, a Hasbro havia reduzido sua projeção de vendas, esperando uma queda de receita de 13% a 15%. Além disso, a receita da Hasbro também havia caído em 10% quando em comparação com o mesmo período em 2022.
É possível que a crescente queda de receita esteja relacionada ao encerramento da produção, mas nada foi confirmado pela empresa. Em 2024, essa é a segunda decisão que afeta o público brasileiro. Por fim, a empresa finaliza a publicação dizendo:
“Continuaremos a lançar produtos de D&D em inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Embora nem todos os produtos estejam disponíveis em todos os idiomas, ou ao mesmo tempo, pretendemos nos concentrar nesses seis idiomas.”.
Fonte: D&D Beyond