Dragon Ball Z foi interrompido pelo Plantão da Globo no 11 de setembro?
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Você vai ficar chocado com a resposta!
Este ano completam 20 anos dos ataques às torres gêmeas do complexo de prédios World Trade Center, situado na ilha de Manhattan, em Nova York. E, no Brasil, acabou nascendo um delírio coletivo (também conhecido como Efeito Mandela) da cultura pop nacional que se mantém até o dia de hoje envolvendo Dragon Ball Z.
Muitos fãs acreditam veementemente que a cobertura jornalística da Rede Globo (Plantão da Globo) interrompeu não só o Dragon Ball Z, mas um momento importante do anime: o que Goku estava prestes a atingir o terceiro nível de Super Sayajin.
Mas, ao que tudo indica, não foi bem assim que as coisas aconteceram nesse fatídico dia. Por isso, nossa redação foi buscar a resposta para a pergunta: Dragon Ball Z foi realmente interrompido pelo Plantão da Globo no 11 de setembro de 2001? E a resposta para ela, você confere abaixo!
Dragon Ball Z foi interrompido pelo Plantão da Globo no 11 de setembro?
A edição da Folha de São Paulo daquela semana em 2001, que vinha com a programação da semana, apontava que o programa infantil Bambuluá, que era apresentado pela Angélica, ocupava o bloco da manhã a partir das 9h30.
Naquela época, a TV Globinho era apenas um quadro do programa, e não um programa inteiro, como viria a se tornar nos anos seguintes. Já a transmissão do anime, se dava mais tarde, a partir das 11h30, acompanhado de outros títulos de sucesso como Digimon e Power Rangers na Galáxia Perdida.
Segundo a TV Pesquisa da PUC-RJ, a Rede Globo lançou seu primeiro plantão às 9:45, e voltou à programação normal, porém parou todas as suas atividades pouco antes do segundo avião atingir a segunda torre, dando espaço a toda a programação voltada para o evento, durando até umas 3 da tarde aqui no Brasil. O vídeo contando essa história você confere abaixo:
Indo mais longe ainda, mesmo que a transmissão acontecesse sem problemas, a transformação de Goku não aconteceria naquele dia. Originalmente, a transformação acontece no Capítulo 245, mas o episódio de 11 de setembro de 2001 seria o Capítulo 237, chamado “Vegeta Luta Por Seus Entes Queridos”.
E mesmo aqueles que digam que as programações locais estariam diferentes da programação de São Paulo, a Rede Fuso, que dá mais autonomia às afiliadas, só foi implantada em 2008.
Então é isso, amigos, você não perdeu a transformação de Goku para terceiro nível de Super Sayajin, até porque não estava passando Dragon Ball Z naquele dia!