Donald Trump culpa os videogames pelo massacre em El Paso, nos Estados Unidos.
Após os atentados de El Paso e Dayton, Donald Trump veio a público comentar as tragédias, e culpabilizar a internet e jogos digitais, categorizando-os como violentos. Os Estados Unidos sofreram dois atentados de tiroteio em menos de 24 horas.
No sábado, um atirador matou 20 pessoas em uma loja Walmart em El Paso, no Texas, no que as autoridades disseram que parecia ser um crime de ódio racialmente motivado. Horas depois, outro atirador matou nove pessoas em Dayton, Ohio.
Em um discurso sobre os disparos, no qual Trump também culpou a internet por radicalizar aqueles que realizam ataques violentos. Ele falou sobre os "recessos sombrios", de mídia social e os danos que elas podem causar. Trump também falou sobre a reforma da saúde mental e condenou atos de "racismo, intolerância e supremacia branca".
"Temos que parar a glorificação da violência em nossa sociedade. Isso inclui os jogos de vídeo macabros e horripilantes que agora são comuns." - Donald Trump
O presidente não deu detalhes sobre a forma que a repressão poderia tomar ou como seria lançada.
"É muito fácil hoje para jovens problemáticos cercar-se de uma cultura que celebra a violência. Temos que parar ou reduzir substancialmente isso, e isso tem que começar imediatamente."
Entretanto, especialistas ainda não estabeleceram nenhuma conexão entre jogos violentos e comportamento violento com os dois massacres ocorridos no país. A proposta ainda continua a ser debatida por acadêmicos e especialistas.
Em fevereiro, no entanto, um estudo realizado em Oxford não encontrou relação entre agressividade e jogos violentos, o que coloca em xeque a culpabilização de jogos por comportamentos violentos, ou até mesmo massacres ocorridos nos Estados Unidos, e até mesmo o massacre de Suzano, no Brasil.
"A idéia de que videogames violentos geram agressão no mundo real é popular, mas não foi testada muito bem com o tempo", disse o pesquisador-chefe Andrew Przybylski, diretor de pesquisa do Oxford Internet Institute, que conduziu uma das pesquisas mais abrangentes já realizados.
Donald Trump, no entanto, sugeriu repetidamente que deveria haver uma melhor regulação dos jogos violentos para limitar os danos que eles poderiam causar aos jovens que os jogam.
"Estou ouvindo mais e mais pessoas dizendo que o nível de violência nos videogames está realmente moldando os pensamentos dos jovens", disse ele em 2018. "E você dá mais um passo, e esses são os filmes.
Um mês depois desses comentários, Trump realizou uma reunião com representantes da indústria de jogos, onde discutiu "se videogames violentos, incluindo jogos que simulam graficamente a matança, fazem com que as pessoas tenham comportamentos violentos", segundo um comunicado da Casa Branca na época.
Porém, a discussão vai além desses fatos, pois diversos líderes, não só dos Estados Unidos, mas do Brasil, acham a mesma coisa. E, com as possibilidades de redução dos impostos recaídos sobre jogos, os ânimos podem acabar um pouco acirrados.
É necessário esperar para ver se Donald Trump irá cumprir as suas promessas de represália, e se outros líderes seguirão o mesmo caminho. Porém, tais falas são preocupantes, visto que estudos provam o contrário.
Confira abaixo o vídeo completo sobre as declarações de Trump:
Fonte: The Independent.