A The Walt Disney Company recebeu 6 Prêmios da Academia® na 94ª Cerimônia anual, realizada no último domingo, 28 de março.
O sucesso da cultura pop da Walt Disney Animation Studios Encanto foi reconhecido como a Melhor Animação em Longa-Metragem. Esta é a segunda vitória no Oscar® do diretor Byron Howard e do produtor Clark Spencer, e a primeira vitória no Oscar® do diretor Jared Bush e da produtora Yvett Merino. A conquista se soma à uma lista de premiações, que incluem o reconhecimento do Annie Awards, Art Directors Guild Awards, BAFTA Awards, Critics Choice Awards, Globo de Ouro®, NAACP Image Awards e Producers Guild Awards. Encanto também é o primeiro longa da Disney a se tornar um álbum Nº1 e um single Nº1.
Summer of Soul (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) recebeu o Oscar® de Melhor Documentário. Da Searchlight Pictures, Onyx Collective da Disney e Hulu, a multipremiada estreia na direção de Ahmir “Questlove” Thompson, bem como dos produtores Joseph Patel, Robert Fyvolent e David Dinerstein lhes rendeu suas primeiras vitórias no Oscar®. O prêmio também marca o primeiro Oscar® da Onyx Collective da Disney, assim como do Hulu, premiando, também, a Searchlight Pictures com seu primeiro prêmio de Melhor Documentário. Além do Oscar®, a produção recebeu 55 prêmios, no total, entre grupos de críticos e sindicatos, incluindo o BAFTA Award, Spirit Award, DOC NYC Award, American Film Institute Award, Producers Guild Award, Cinema Eye Honors, International Documentary Association Award, American Cinema Editors Award, Los Angeles Film Critics Association Award, African-American Film Critics Association Award e National Board of Review Award.
Os Olhos de Tammy Faye foi homenageado com dois prêmios, incluindo Melhor Atriz em Papel Principal para Jessica Chastain por seu desempenho como Tammy Faye Bakker. Este momento celebra o primeiro Oscar® de Chastain e marca o sexto Oscar® de Melhor Atriz em Papel Principal para a Searchlight Pictures. Os Olhos de Tammy Faye também ganhou Melhor Cabelo e Maquiagem, que é o primeiro Oscar® nesta categoria do estúdio.
Ariana DeBose foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Anita em Amor, Sublime Amor, marcando um momento histórico como a primeira mulher afro-latina abertamente queer e de cor a receber a honra. A vencedora do Oscar® e Rita Moreno também fizeram história como a primeira dupla de mulheres a ganhar o Oscar® por interpretar a mesma personagem; suas vitórias vêm com 60 anos de diferença.
Por fim, a lendária figurinista Jenny Beavan ganhou o prêmio de ‘Melhor Figurino’ por Cruella da Disney. O trabalho de Beavan no filme também recebeu um BAFTA Award, um Costume Designers Guild Award e um Critics Choice Award.
Veja abaixo a lista completa das produções Disney ganhadoras do Oscar®.
OS OLHOS DE TAMMY FAYE | Searchlight Pictures
2 Prêmios da Academia®
· Melhor Atriz em Papel Principal – Jessica Chastain
· Melhor Cabelo e Maquiagem
ENCANTO | Walt Disney Animation Studios | Walt Disney Studios Motion Pictures | Disponível no Disney+
1 Prêmio da Academia®
• Melhor Animação em Longa-Metragem
SUMMER OF SOUL (... ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) | Searchlight Pictures | Onyx Collective | Hulu | Disponível no Hulu e Disney+
1 Prêmio da Academia®
· Melhor Documentário (longa-metragem)
AMOR, SUBLIME AMOR | 20th Century Studios | Disponível no Disney+
1 Prêmio da Academia®
· Melhor Atriz Coadjuvante – Ariana DeBose
CRUELLA | Walt Disney Studios Motion Pictures | Disponível no Disney+
1 Prêmio da Academia®
· Melhor Figurino