O Dia das Mães, celebrado em 8 de maio em 2022, é uma das principais datas para o comércio no Brasil. Com a mudança nos hábitos de consumo e a variedade de produtos e ofertas, muitos brasileiros têm optado por comprar o presente online, buscando praticidade e preços mais competitivos. Este ano, de acordo com projeção da Neotrust, o e-commerce deve faturar cerca de R$ 7 bilhões na data, um crescimento de 4% em relação a 2021. O número de pedidos também deve subir, com alta de 11% e um total de 15,7 milhões de compras neste ano.
Com a aceleração do comércio online, o índice de fraudes também segue crescendo no país. Segundo relatório da ClearSale, as tentativas de golpes no e-commerce somaram R$ 5,8 bilhões em 2021, um aumento de 58% em relação a 2020.
Assim, para que o consumidor possa adquirir o presente ideal online com mais segurança nesse Dia das Mães, o especialista Felipe Piris, líder da Confi, app que monitora transações no e-commerce e ajuda o consumidor a evitar fraudes, traz dicas que asseguram mais proteção contra fraudes e golpes digitais:
- Não compre em sites desconhecidos ou duvidosos
Ao buscar o presente para o Dia das Mães pela internet, é necessário que o usuário evite sites desconhecidos e duvidosos, que frequentemente anunciam ofertas bastante atraentes para chamar a atenção do consumidor. “Sites maliciosos podem roubar os dados pessoais e de cartão de crédito, portanto é necessário se certificar sobre a sua confiabilidade. Prefira navegar em sites com endereço HTTPS, que possuem camada de proteção na transmissão de dados e comunicação criptografada”, explica Felipe Piris.
- Desconfie de promoções com preços muito baixos
Apesar de o consumidor buscar preços mais baixos e condições facilitadas de pagamento, Piris afirma que é preciso desconfiar de promoções com preços muito abaixo da média do mercado. “Ao procurar o presente para o Dia das Mães, é preciso ter cautela com ofertas irreais e descontos fora do padrão, que podem ser indícios de fraudes. Antes de adquirir o produto, verifique em sites diferentes e compare preços”, orienta o líder da Confi.
- Pesquise a reputação das lojas
Para garantir mais proteção na hora das compras, é recomendado conhecer a loja virtual antes da aquisição. O especialista aponta que é possível verificar a confiabilidade do site por meio da avaliação dos consumidores e de ferramentas que geram selos de segurança aos e-commerces, como o aplicativo Confi. “O app Confi certifica lojas virtuais com boa reputação e possui uma base com mais de 3 mil varejistas, de forma a gerar mais confiança ao comprador. Além disso, monitora em tempo real as compras realizadas no CPF do usuário, evitando possíveis fraudes”, finaliza Piris.