A nova edição do #MirantedaCasa, programa de lives da Casa de Cultura do Parque, recebe profissionais do Direito, cientistas sociais e jornalistas para debater um tema em comum: Democracia e cidadania em desmanche. As conversas acontecem no primeiro semestre, e levantam pontos, como lutas sociais, justiça e o direito à verdade em um mundo tomado por fake news, defasagem na educação e esgotamento de possibilidades frente a um impasse civilizatório.

Na primeira conversa virtual em janeiro, capitalismo financeiro, mídia e algoritmos foram discutidos pelas pesquisadoras e professoras Bruna Della Torre e Gabriela Tessitore. O espaço virtual como nova esfera pública e suas consequências sociais, ético-políticas e culturais foi uma das questões problematizadas e reflexionadas por elas. Clique aqui para assistir à live.

Dando continuidade ao ciclo, o #mirantedacasa recebe a historiadora, rapper e escritora Preta Rara, no dia 17 de março, às 18h. A conversa discutirá formas sociais de dominação, resistência e imaginação política, com a convidada partilhando suas ideias sobre as relações de trabalho e reconhecimento, além e aquém das condições das trabalhadoras domésticas na atualidade.

Questões como novos modelos de organização da sociedade, os limites da política do mundo contemporâneo, os riscos do avanço da extrema direita e a cultura como colaboradora para as adversidades do presente estarão presentes nas conversas com os próximos participantes. São eles: a advogada e professora Aline Passos, o estudante e influencer do canal Algoritmo da Imagem Senhorita Bira, o escritor e líder indígena Timóteo Verá Popygua, o professor e etnógrafo urbano Gabriel Feltran, e os professores de Direito Constitucional Conrado Hubner Mendes e Pedro Serrano.

Para o programador e mediador das conversas Gabriel Campos, “Os encontros constituem, no seu conjunto, um apelo em favor de formas essenciais e não-violentas de vida, ao pensamento livre e à participação de todes, todas e todos na arena pública, construindo uma cidadania com mais direitos e plena de vida democrática”.

Confira a programação completa de conversas virtuais:

Quinta-feira, 17 de março, às 18h

Live com a rapper, historiadora, turbanista e escritora Preta Rara

Via Youtube e Facebook Casa de Cultura do Parque

Quinta-feira, 31 de março, às 18h

Live com a mestre em ciências sociais e professora de direito da UFS Aline Passos

Via Youtube e Facebook Casa de Cultura do Parque

Sexta-feira, 22 de abril, às 18h

Youtuber Drag negra do canal Algoritmo da Imagem Senhorita Bira

Via Youtube e Facebook Casa de Cultura do Parque

Quinta-feira, 28 de abril, às 18h

Live com o Cacique Guarani Timóteo Tupã Popygua

Via Instagram Casa de Cultura do Parque

Quinta-feira, 26 de maio, às 18h

Live com o sociólogo, autor de "Irmãos: uma história do PCC", da Cia das Letras Gabriel Feltran

Via Instagram Casa de Cultura do Parque

Terça-feira, 28 de junho, às 18h

Live com os professores de Direito e Constitucionalistas Conrado Hubner Mendes ePedro Serrano

Via YouTube e Facebook Casa de Cultura do Parque

Sobre Preta Rara

Rapper, historiadora, turbanista e escritora: uma preta rara. Nascida em Santos, litoral de São Paulo, Preta Rara tem uma trajetória marcada pela atuação em movimentos negros e feministas. Com 20 anos, montou um grupo de rap e, em 2013, decidiu seguir carreira solo. Lançou seu primeiro álbum - Audácia - em 2015. Historiadora de formação, chegou a lecionar. Nesse período, acabou se envolvendo em diversos projetos que deram a ela uma representatividade muito maior, inclusive na internet. Seu projeto #EuEmpregadaDoméstica, que começou com um depoimento pessoal sobre abusos que sofreu na época em que era doméstica, abriu um novo espaço para o diálogo sobre as condições das trabalhadoras domésticas no país e deu origem a um livro. Hoje, com 35 anos, mora na capital baiana, Salvador, e se dedica a uma série de projetos relacionados à música, diversidade e representatividade.

Sobre Aline Passos

Aline Passos é advogada e doutora em Sociologia. Há mais de dez anos, dá aulas de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia em diversas instituições de ensino superior. Foi colunista da Revista Cult e, atualmente, assina a coluna Abolição na Ponte Jornalismo.

Sobre Senhorita Bira

Bira tem como campos de estudo as políticas públicas, as ciências humanas e a pedagogia. Sua alma mater é a Universidade Federal do ABC. Desde 2020, faz vídeos com análises semióticas e sociológicas de políticos, empresas e celebridades no canal O Algoritmo da Imagem.

Sobre Timóteo Tupã Popygua

Liderança Guarani, autor do Livro A terra é uma só (2017) e e coordenador da Comissão Guarani Yvirupa (CGY).

Sobre Gabriel Feltran

Etnógrafo urbano. Professor do Departamento de Sociologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente pesquisa: i) os mecanismos de reprodução de desigualdades e violência urbanas, a partir das dinâmicas sociais, políticas e de mercado transnacionais com efeitos nas periferias urbanas; ii) a dinâmica dos homicídios no Brasil e América Latina; iii) regimes normativos. Autor de "The Entangled City: crime as urban fabric" (Manchester University Press, 2020); "Irmãos: uma história do PCC (Cia das Letras, 2018)" e de "Fronteiras de Tensão: política e violência nas periferias de São Paulo (UNESP/CEM, 2011)"

Sobre Conrado Hubner Mendes

Professor de direito constitucional da USP, é doutor em direito e ciência política e membro do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade - SBPC. Conrado se graduou em Direito pela PUC - SP, em 1999. É mestre (2004) e doutor (2008) em Ciência Política pela FFLCH-USP. É doutor em Direito pela Universidade de Edimburgo (UoE), título obtido em 2011. Mendes é dedicado a pesquisas sobre temas como a separação de poderes, controle de constitucionalidade, jurisprudência constitucional e o Supremo Tribunal Federal. Em 2007 lançou o livro Controle de Constitucionalidade e Democracia (Editora Elsevier), que foi finalista no mesmo ano no 50.º Prêmio Jabuti, na então existente categoria Direito, que foi realizado em 2008.

Sobre Pedro Serrano

Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogado.

Sobre o #MirantedaCasa

Programa do Educativo da Casa de Cultura do Parque, o #MirantedaCasa convida personalidades da cena contemporânea para debater assuntos que instigam a pensar o novo na História e na Cultura. Mediado por Gabriel Campos, a conversa é pontuada por leituras de trechos literários que precedem às perguntas, são provocações poéticas que caracterizam o programa. É um lugar de escuta, que estimula o debate, exercita e excita a memória, buscando alternativas para sair do lugar-comum olhando para o futuro. O saber é faísca e pólvora.

Sobre a Casa de Cultura do Parque

A Casa de Cultura do Parque, localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, em São Paulo, é um espaço plural que busca estimular reflexões sobre a agenda contemporânea, promovendo uma gama de atividades culturais e educativas que incluem exposições de arte, shows, palestras, cursos e oficinas.

A Casa de Cultura do Parque tem como parceiro institucional o Instituto de Cultura Contemporânea -- ICCo, uma oSCIP sem fins lucrativos. As duas iniciativas, de natureza socioeducativa, compartilham a mesma missão de ampliar a compreensão e a apreciação da arte e do conhecimento.

Serviço

Democracia e cidadania em desmanche

Quando: a partir de 17 de março, às 18h

Onde: Facebook e YouTube da Casa de Cultura do Parque