Um dos maiores desafios dos jogos de mundo aberto, está na relação do protagonista com o mundo. Em todos os jogos de mundo aberto, as missões são obrigatórias, geralmente scriptadas, ou seja, elas precisam ser completadas da forma que os desenvolvedores esperam. Não possui meio termo, ou acontece igual previsto, ou a missão falha.

Jogos com maiores liberdades de escolha, cujas consequências geralmente afetam o mundo, são os RPG's. A própria CD Projekt Red é mestre nisso, pois muitas coisas na série The Witcher impactam as coisas no futuro. Porém, as missões devem ser cumpridas, alvos que precisam ser mortos devem ser mortos. Mas isso não influencia diretamente o mundo do jogo.

Convenhamos, por mais que tenhamos PC's capazes de processar tal quantidade de informação, ainda assim, esses detalhes exigem muito estudo e não podem ser feitos no tempo hábil que a indústria de jogos demanda ultimamente. Geralmente, alguns jogos possuem produção curta, para serem lançados sob suas marcas com diferenças de um ano. Isso inviabiliza o processo de criação de mundos consistentes com muitas interações.

É claro que, deve-se levar em conta também, que nem todo jogo cabe esse estilo, com valorização total do meta, ainda mais por se tratar de um jogo puramente offline. Geralmente jogos com a narrativa emergente, ou seja, a narrativa criada pelo jogador, e não pelo desenvolvedor, são valorizadas em jogos multiplayers, que geralmente acabam virando jogos de e-sports.

Apesar de tudo isso, os desenvolvedores de Cyberpunk 2077 disseram que o jogo não terá telas de Game Over, exceto se você morrer. Em uma recente entrevista concedida ao site GameStar, o Designer de Quest, Philipp Weber, declarou que o jogador terá total liberdade durante as missões do game sem nenhum alerta para você prosseguir, correndo o risco de fracassá-la.

“Em Cyberpunk 2077 não haverá tela de “game over” ou “missão falida”. A menos, é claro, que nosso personagem morra. Nosso mais novo RPG estará preparado para qualquer eventualidade. Em linguagem simples, se decidirmos no meio de uma missão parar para comprar um hambúrguer, o alvo ou o cliente pode até morrer no pior dos casos. Então, a missão foi pro ralo. Mas, não haverá uma tela perguntando se você vai querer tentar de novo. Em vez disso, essa decisão terá seus efeitos e mundo seguirá seu curso.”, disse Weber.

Pois bem, se isso de fato estiver os planos da CD Projekt Red, o título irá trazer uma nova meta para os jogos, e talvez mudar algumas concepções que possuímos de gameplay. Essa mesma ideia de mudança do gameplay, estamos esperando com o misterioso Death Stranding, de Hideo Kojima.

Cyberpunk 2077 terá versões para PS4, Xbox One, PC e poderá chegar, também, ao Stadia.