Filme criado e dirigido pelos Irmãos Meirelles será lançado nesta terça-feira com parceria do projeto Uma Questão de Pele, de Milena Satyro
Estima-se que, no Brasil, três milhões de pessoas convivem com vitiligo, uma doença crônica caracterizada pela perda da pigmentação natural da pele. Por muito tempo, essa condição ficou apenas em um discurso latente, ora por desinformação, ora por discriminação ou preconceito, afetando a qualidade de vida e a autoestima dos portadores. Com grandes causas ganhando voz, por meio do empoderamento coletivo e da luta pela diversidade e inclusão, somadas à força das redes sociais, o vitiligo se tornou um dos protagonistas do movimento de desconstrução de padrões criados pela sociedade.
Engajados em erguer e levar a bandeira do vitiligo como apenas uma questão de pele, Marília e Fabio Meirelles, os Irmãos Meirelles, diretores de filmes, mergulharam nesse universo, e com patrocínio da Filmsupply, líder global em licenciamento de imagens cinematográficas, baseada no Texas (EUA), criaram, roteirizaram e dirigiram um curta conceitual, que explora a doença do ponto de vista do processo de aceitação de quem é portador.
O filme contou com a parceria do projeto Uma Questão de Pele, idealizado e fundado pela empresária Milena Satyro, que desenvolveu o vitiligo com 27 anos. O projeto tem o objetivo de trazer informações, histórias, depoimentos, entrevistas, assim como conteúdos e serviços para todos que, de alguma forma, convivem com essa realidade. “Vamos quebrar paradigmas e criar uma comunidade, por meio de pessoas e suas experiências, mostrando o compromisso com o respeito à diversidade e que tudo é uma questão de pele”, disse Milena.
Uma das metas do projeto Uma Questão de Pele é instituir o dia 25 de junho como Dia Nacional do Vitiligo, de forma a dar visibilidade ao tema e ganhar relevância na mídia, governo e opinião pública. O dia 25 de junho foi selecionado em memória de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e morreu nesse dia em 2009.
“Filmes como estes têm uma grande responsabilidade social, pois torna tangível para a sociedade conhecimento e sensibilização sobre causas e oportunidades sobre patologias e características silenciosas da população brasileira e mundial. Por meio de iniciativas como o projeto ‘Uma questão de pele’, milhares de pessoas passam a sair da escuridão, da solidão, criando a via mais efetiva para inserção, que é a comunicação. Esse movimento é pioneiro e precisa ser seguido”, comenta Claudia Cohn, eleita em 2021 uma das 100 pessoas da Saúde mais influentes da década e embaixadora do Uma Questão de Pele.
O curta
Sob a narrativa do TED Talk do jornalista e ativista americano Lee Thomas, que convive com a doença, “Shed Some Light” (Lançar Luz) será lançado mundialmente nesta terça-feira, 19. Com pouco mais de quatro minutos, o filme é uma exploração visual de pessoas, corpos e histórias reais: Melk Cauthy, 25, lutador de MMA; a própria Milena Satyro, 42; Carlos Henrique, 33, empreendedor; Natalia Deodato, 22, modelo e influencer que participou da atual edição do Big Brother Brasil (BBB) e ajudou a dar luz à questão; e Larissa Sampaio, 21, modelo.
“O curta é um retrato do processo de autoaceitação de cinco brasileiros portadores de vitiligo e tem como proposta elevar a cultura das múltiplas naturezas da diversidade no mercado publicitário e na indústria do cinema e do marketing, provocando uma reação em cadeia, promovendo um sentimento de pertencimento e lutando contra o preconceito”, acrescentam os Irmãos Meirelles.
A partir do dia 19, o curta “Shed Some Light” (Lançar Luz) estará disponível em um hotsite criado especialmente para o projeto, que ainda traz making of, fotos e depoimentos dos personagens.
Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Irmãos Meirelles (I.M)
Narrado por Lee Thomas
Elenco: Natalia Deodato, Melk Cauthy, Larissa Lima, Carlos Henrique Aleixo e Milena Satyro
Prod. Executiva: Filmsupply, Irmãos Meirelles, Zahra Staub
Assistente de Direção: Daphne Goldstein
Direção de Fotografia: Ulisses Malta Jr.
Direção de Arte: Nina Simão
Coordenador de Produção: Raphael Reitano
Produção de Set: Cris Moura
Casting: Luisa Alcântara e Silva
Edição: Henrique Smith
Assist. Edição: Bernardo Bastos
Colorista: Braion Marçal
Efeitos Visuais: HUB VFX
Custom Soundtrack: Music Bed - Cubby
Mixagem de Som: Samuel Malbon
Assistente Criativo: Renato Cabral
Fotografia Still: Alex Takaki
Making of e Conteúdos Adicionais: Órix Media House
Site Design: Vinny Campos / Iconoblast.media
Poster Design: Gustavo Piton
Apoio: Sentimental Filme
Agradecimentos: Uma Questão de Pele, Gasa, HUB VFX