CS 1.6: Confira 5 curiosidades sobre o jogo que foi febre nas lan houses
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Counter-Strike, também conhecido como CS, é um jogo FPS lançado para PC em
1999 como um mod do jogo Half Life, jogo publicado pela Valve. Com o tempo, CS afastou-se de um mod e tornou-se um fenômeno mundial, febre entre os jovens. O jogo foi desenvolvido por Minh “Gooseman” Le, e Jess Cliff, porém a Valve acabou adquirindo os direitos do mod que se tornaria o sucesso mundial que é hoje.
Existem diversos modos, dentre eles plantar ou desarmar bombas, resgatar reféns no território inimigo (contra-terroristas) e cumprir um assassinato (terroristas), no qual um alvo deve ser eliminado pelos terroristas e escoltado pelos contra-terroristas. O sucesso foi garantido não só pelos tipos de modos inovadores para época, mas também por possuir mecânicas e regras de fácil compreensão para os jogadores. A versão 1.6 possui uma série de curiosidades - confira uma lista com cinco delas.
1 - Sucesso das lan houses
Hoje em dia, até novas gerações, pelo menos, já ouviram falar do sucesso estrondoso que as lan houses tiveram no país. A primeira do país foi trazida em 1998 pela Monkey Paulista e baseava-se no formato sul-coreano de lan houses, que havia ganhado força por conta de StarCraft, popular na Coreia do Sul até hoje.
Pelo fato de as lan houses serem casas com custo baixo de acesso do grande público à internet com banda necessária para jogos onlines, não demorou muito para o CS popularizar-se no país. Não era raro que os estabelecimentos fizessem campeonatos internos para darem como prêmio mais horas sem pagar na lan, aos vencedores. Isso incentivou muitos jogadores a treinarem para irem bem nesses campeonatos, incentivando uma indústria muito rentável na época.
2 - As vozes do jogo são de um dos desenvolvedores
Minh Le desenvolvia mods de Quake antes de iniciar os mods para Half Life.
Conheceu Jess Cliff na sua faculdade de Ciência da Computação e começaram a desenvolver juntos mods para o então lançado jogo. Le estava responsável pela modelagem de personagens, objetos e na programação do jogo, enquanto Jess ficou responsável pela interface, instalador do mod, site oficial e pelo áudio.
Jess gravou sua voz para ser usada com frases que foram adicionadas antes, mas
continuaram na versão 1.6. “Bomb has been defused” (a bomba foi desativada), “Go go go” (vai, vai, vai), e “Terrorist Win”(Terroristas venceram), foram frases que caíram no domínio do público, e sempre são relembradas pelos jogadores.
3 - Primeiro jogo a ser lançado no Steam
Após o sucesso do mod, visando aumentar o público, a Valve decidiu contratar Le e
Jess, para o CS fazer parte da lista oficial de jogos da empresa. Em 22 de março de 2002 o Steam foi anunciado como uma rede de distribuição na Game Developers Conference (GDC). Alguns jogos foram mostrados, mas CS foi o primeiro a entrar na lista quando a plataforma foi lançada.
O modo online das versões anteriores do CS utilizava o World Opponent Network
(WON), da Sierra Games, que servia para criar salas e fazer o atravessamento de informações pela internet, foi substituído pelo Steam na versão recém-lançada. Essa nova plataforma faria a ponte entre o jogo e o atravessamento de dados pela internet, deixando para trás o WON. Para jogar a versão beta do jogo, era preciso ter uma conta e estar logado no Steam.
4 - Mapas não oficiais
Como CS foi um fenômeno que se espalhou, logo vieram muitos mods. Essas foram
modificações ilegais no jogo, que englobam desde novos cenários, modificações nas armas ou na energia dos jogadores, ou até mesmo hacks. Uma das mais populares, especialmente entre os brasileiros, foi o mapa chamado Favela, ou “cs_rio”, que tentava reproduzir uma favela do Rio de Janeiro no jogo, e possuía uma trilha sonora bem característica, com uma música proibida, chamada “Rap dos Terceiro”.
Assim como o mapa da Favela ficou famoso, outro mapa que também obteve
destaque, mas não era o preferido dos jogadores que jogavam com mais assiduidade, foi o mapa da Vila do Chaves. Esse mapa visava imitar o cenário muito conhecido da série criada por Roberto Goméz Bolaños, mas não gerava confrontos épicos, segundo alguns jogadores.
5 - Foi proibido no Brasil
Por causa de sua intensa violência e proximidade com o realismo do mod “cs_rio”, a
17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais decidiu proibir a venda do jogo no Brasil em 2008. E isso trouxe a tona uma discussão importante sobre jogos violentos influenciarem ou não o comportamento de quem os joga.
A Eletronic Arts (EA), então distribuidora do jogo em território nacional, se
pronunciou dizendo que os pontos alegados pela proibição não fazem parte do jogo, mas sim, criação de pessoas não ligadas à produção. Joca Prado e Roger Sodre, que foram os responsáveis pela criação do mapa, explicaram que nunca ganharam dinheiro com ele, pois ele era oferecido de graça. Em 2009, a Justiça de Brasília mandou voltar a decisão e o jogo pôde novamente ser distribuído pela EA no país.
Lembra de mais alguma curiosidade? Conta pra gente!