Confira 5 jogos com acessibilidade para surdos

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Você já parou pra pensar quanto o áudio de um jogo às vezes é usado demais no gameplay?

Muitas vezes jogamos os jogos e não nos damos conta de que alguns fatores do seu gameplay podem não ser bem explorado por outras pessoas. Isso acontece quando surdos jogam os jogos e percebem que muitas vezes o áudio faz parte do gameplay.

Conversamos um pouco com o Felipe De Castro, que é estudante de Jogos Digitais da PUC Minas, que possui o nível de surdez profunda. Ele relatou um pouco a experiência e a paixão que tem por jogos e nos cedeu gentilmente uma lista de jogos que ele analisou como acessíveis para surdos e os seus motivos. Confira abaixo:

Breath of The Wild

The Legend of Zelda - Breath of the Wild

Este título do universo de Zelda foi muito bem elogiado por Felipe, que elencou alguns itens sobre ele. Ao procurar pelas Shrines ou itens, existe o radar que vibra ao se aproximar deles. Felipe também elencou que há uma onda de áudio que indica se o Link está fazendo muito barulho ou não.

Ao andar por lugares extremos, como como lugares de extremo frio, caso o Link não esteja usando os trajes adequados para esse clima, aparecem alguns ícones de fumaça dele, indicando que está morrendo de frio.

"Para mim, esse jogo é extremamente imersivo por causa de todos os tópicos citados, perfeitamente jogável para os surdos aventurar no mundo gigante de hyrule!"

Doom clássico

Doom Clássico

Doom, a obra de John Carmack e John Romero apontam muito para um jogo com acessibilidade para surdos, como aponta Felipe. Caso o Doomguy seja atingido, a sua expressão na interface irá mudar. Sua expressão ainda vai dizer a localização de origem, facilitando a localização dos inimigos.

Outro ponto interessante é que, ao coletar itens, a tela pisca. Já a face do nosso Doomguy sempre irá reagir ao pegar uma arma, ou quando for atingido. Esse é um bom feedback para quem não pode ouvir os sons.

Donkey Kong

Donkey Kong Country Returns

Já em Donkey Kong Country Returns e Tropical Freeze, o retorno vem do papagaio Squawks, que fica no canto da tela. Quando você estiver perto da peça de quebra cabeça, o papagaio começa a ficar agitado tentando avisar que a peça está lá, e sua intensidade varia de acordo com a distância.

Nintendo Land

Nintendo Land - Luigi's Ghost Mansion

No mini game Luigi's Ghost Mansion, que é um multiplayer de cinco jogadores, sendo um fantasma e quatro jogadores, caso o jogador jogue de fantasma, o personagem irá desaparecer na tela da TV, mas não no gamepad. Caso o jogador jogue de caçador, o wiimote irá vibrar caso o fantasma apareça por perto, sendo novamente a intensidade variando de acordo com a distância.

Ocarina of Time

The Legend of Zelda Ocarina of Time

Na versão de 3Ds, após matar 20 gold Skulltula, Link recebe um item chamado Stone of Agony que te notifica se há passagens secretas está por aí. Quando aproximar da passagem secreta, a tela irá piscar e sua intensidade varia de acordo com a distância. Já no Nintendo 64, o controle vibra ao se aproximar das passagens secretas.

Jogos com acessibilidade para surdos

Felipe comenta um pouco sobre jogos com acessibilidade para surdos

Quando a gente não passa por determinadas experiências, a gente não se dá conta de que algumas coisas importam. Conversando conosco, Felipe nos relatou como algumas coisas fazem a diferença nos jogos, como jogos de terror estarem guiados sempre pelo áudio de gritos. Ele sugeriu que um dos meios de resolver isso, seria a inserção de vibração na manete.

"Você só se dá mal ao jogar Call of Duty sem som!"

Dependendo dos jogos, existem alguns fatores que facilitam o gameplay, como o Spider-Man da Sony tem o sentido aranha que avisa, por exemplo. Mas a sugestão que ele dá é que as empresas chamem mais pessoas surdas para testar os jogos, colocar mais onomatopeias e descrição de áudio nas legendas.

"O que realmente me frustra é que quando começo a jogar, fazendo tudo certo, mas, de repente, chega um momento em que descubro que é necessário de áudio pra continuar o jogo" - Comenta Felipe sobre Super Mario Galaxy 2.

Basicamente, se a gente se colocar no lugar dos outros, podemos fazer uma experiência melhor para as pessoas surdas para que elas também possam aproveitar os jogos igual a gente.