Confira algumas dicas do pessoal da HyperX para manter um ambiente saudável nas partidas online
A toxidade é unanimidade dentro das comunidades de jogos online multiplayer, desde a troca de provocações para "tiltar" o jogador adversário para abalar a concentração e o psicológico dele, até ofensas preconceituosas, seja racial, gênero e até mesmo sugestões para automutilação estão entre os maiores problemas, não só faz muito mal para quem sofre os ataques como afasta futuros jogadores de determinado título.
O ambiente online deve ser um local saudável, onde todos possam se sentir acolhidos, tornando a comunidade mais forte um lugar seguro para todos. Nunca sabemos como a pessoa do outro lado está se sentindo. Muitas vezes ela pode estar passando por um momento muito difícil na vida e busca nos jogos online um refúgio para seus problemas, um lugar onde ela pode relaxar e conhecer novas pessoas. Eu mesmo encontrei em um clã de World of Warcraft o apoio emocional que precisava em um momento de dificuldades ( mas NADA substitui buscar ajuda profissional!!! resalto NADA!!!). Pensando em incentivar o desenvolvimento de um ambiente mais saudável, em que a comunidade seja a solução e não um problema, a HyperX listou uma série de atitudes que podem e DEVEM ser valorizadas ou evitadas pelos jogadores, confira.
• Foco no jogo! Nada de insultos pessoais.
As partidas on-line têm como objetivo fundamental a diversão. Para tornar a experiência prazerosa e saudável, é importante manter as piadas na esfera do game e deixar de lado comparações, apelidos infantis sobre os companheiros e comentários desrespeitosos. Incentivar o companheiro vai servir de estímulo para grandes jogadas, mantendo o bom ambiente e evitando transformar o duelo em uma discussão entre crianças birrentas.
Muitas vezes, os jogadores não se conhecem e muito menos a vida do outro competidor, e ser ofensivo é pedir para ser mutado e só vai "tiltar" mais ainda os companheiros de equipe.
• Conversar funciona muito melhor do que xingar.
Não há nada de errado com um pouco de brincadeira e provocação sadia, mas antes de sair falando o que lhe vem na telha, experimente conversar. Mais do que mandar um "glhf" (good luck, have fun) apressado, tente uma troca de mensagens amigável antes da partida. Isso certamente aumentará as chances de uma boa comunicação. Demonstre que está se esforçando, jogando sério, e não seja ofensivo. Intimidar o adversário jogando bem certamente funcionará melhor para minar o psicológico dele.
• Criatividade é o melhor caminho
Falar palavrões no chat não é apenas uma forma de aborrecer outros jogadores, mas um motivo para ser censurado na maioria dos jogos. Ao invés de ofender, é importante ser criativo e criar formas mais inteligentes de botar pressão sobre os oponentes enquanto mostra suas habilidades. Além disso, se expressar naturalmente vai fazer com que o jogador não perca tempo parado em frente ao teclado pensando no melhor trocadilho para cada situação.
• Entender bem o jogo evita reclamações sem sentido
Muitos jogadores de Counter-Strike, por exemplo, reclamam do "camper", aquele defensor que fica praticamente acampado e escondido em sua base esperando os adversários aparecem para surpreendê-los. Apesar de ser uma tática legítima, é comum que essa atitude gere discussões desnecessárias. Se o mesmo jogador for morto pelo "camper" várias vezes, basta mudar a estratégia, não ir mais até aquele local e tentar surpreendê-lo de outra forma, ou ficar sempre avançado na rota em uma partida de League of Legends e levar gank a cada minuto e achar ruim que o seu jungler não está te dando "ganks", farme em uma posição segura e use sentinelas no rio para não ser surpreendido. Papelão mesmo é reclamar da tática do adversário no chat do jogo.
• Respeitar a diferença entre amigos e desconhecidos
Aqueles que estão acostumados a jogar juntos e já se conhecem sabem diferenciar uma brincadeira de uma fala séria durante as partidas on-line. Porém, quando se trata de um estranho, isso se torna muito mais difícil, especialmente quando a conversa é por texto e não dá para decifrar o tom utilizado. Sem o contexto da amizade, caçoar de outro jogador é bem desagradável. O brincalhão não pode presumir que desconhecidos reagirão da mesma maneira que seus amigos. Por isso, é importante adaptar a conversa ao ambiente e situação do momento.
• Não ofender a sua própria equipe
Esse é um comportamento que realmente atrapalha a partida e o desempenho do grupo. Se o companheiro de time não está dando o melhor de si ou está jogando mal, ficar zangado e ofendê-lo só irá desmotivá-lo ainda mais. Neste caso, o ideal é que o capitão lhe passe confiança e o incentive com mensagens positivas.
• Comemorar na vitória e não reclamar do outro na derrota
Não importa quantas piadas e intimidações o jogador faça ou receba. No fim das contas, o que vale é o respeito entre os jogadores. Se fez um ótimo jogo e venceu, o jogador tem o direito de comemorar, mas é importante mandar um "GG" (good game) para os oponentes ou agradecer pela partida, mandar aquele ez ( de partida easy, fácil) também é um comportamento tóxico!! Se for derrotado, é melhor avaliar e pensar o que pode ser melhorado do que passar os momentos finais de uma partida reclamando da forma como o time adversário jogou ou de como os companheiros o decepcionaram.