Como o coronavírus afetou a indústria de jogos em 2020
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
O vírus afetou diversas produções de jogos e consoles em 2020
Com o surgimento do novo coronavírus em janeiro, muitas empresas da China tiveram que fechar as suas produções e diversas delas estavam diretamente ligadas ao ramo de jogos.
Isto acabou afetando toda a produção e distribuição de jogos, incluindo dois atrasos relacionados ao Nintendo Switch. Confira neste artigo como o coronavírus afetou a indústria de jogos em 2020 e como pode afetar o futuro da indústria:
A origem do coronavírus
O coronavírus teve seu primeiro caso registrado Wuhan, na China, e começou a se espalhar pelo país e, após o caso, diversos casos foram registrados na Itália, Estados Unidos e até mesmo no Brasil.
As ações do governo chinês, tomadas para reduzir as chances de proliferação da doença, incluíram a extensão do feriado do Ano Novo Lunar, importante feriado do calendário do país.
Este fato afetou diretamente na interrupção do desenvolvimento de grande parte da fabricação do país, que produz grande parte dos eletrônicos consumidos no mundo.
Atrasos refletiram em distribuição de jogos e consoles
Com todo o atraso, algumas empresas como a Virtuous anunciaram em fevereiro que o porte de The Outer Worlds para Nintendo Switch seria adiado, porque a desenvolvedora está sediada em Singapura, junto com outros estúdios.
Outro baque foi acometido pelo Nintendo Switch. A Nintendo anunciou que os envios do Switch para o Japão seriam afetados devido ao vírus. Consoles, Joy-Cons e Ring Fits não puderam ser enviados ao Japão de forma efetiva.
A Nintendo ainda anunciou que a produção de consoles não seria afetada no Ocidente, pois a empresa não estava prevendo um efeito semelhante ao da China em sua cadeia de suprimentos global.
Controvérsias com o Plague Inc
Como consequência do coronavírus, o jogo Plague Inc sofreu um significativo aumento em suas vendas. A Ndemic Creations, desenvolvedora, apontou que isto acontece em épocas de surtos e doenças.
Porém, a empresa ainda alertou aos jogadores que, embora o jogo tenha sido projetado para ser uma representação realista da maneira como doenças se alastram, ele não segue um modelo científico. O jogo foi retirado de lojas virtuais da China, no entanto.
O que afetou nos e-Sports
A indústria de e-Sports também tomou precauções, pois grandes aglomerados de jogadores e espectadores podem representar um grande risco para os participantes de eventos voltados à modalidade.
De acordo com o site Reuters, a Activision-Blizzard cancelou todos os jogos da Liga Chinesa de Overwatch. Já a PUBG Corporation e a Riot Games cancelaram vários eventos de e-Sports do PlayerUnknown's Battlegrounds e League of Legends respectivamente
Eventos já foram cancelados ou adiados
Embora não ligado diretamente a indústria de jogos, a Mobile World Congress (MWC), principal evento global do mercado de tecnologia móvel e smartphones, foi cancelado em fevereiro devido a incidência do vírus.
A Game Developers Conference (GDC), principal conferência de desenvolvedores também sofreu um baque devido ao vírus. Os responsáveis pelo evento decidiram adiar a feira para o Verão do hemisfério norte, após companhias como a Sony, Microsoft, Epic e EA terem cancelado a presença no evento.
Próximos eventos e consoles podem estar em risco
Apesar de diversas empresas confirmarem presença na E3 2020 após o surto, como a Nintendo, pouco se sabe sobre como o mundo irá se comportar até junho ou julho. A dúvida gira em torno de como a indústria irá se comportar até o fim do ano.
Outra grande dúvida que envolve diretamente a produção de consoles é justamente o fato que empresas como Sony e Microsoft têm dois importantes anúncios a fazerem no fim do ano.
O coronavírus pode impactar o desenvolvimento do PlayStation 5 e o Xbox Series X, porém, um relatório da TechRadar afirmou que os consoles não correm este risco.
Fonte: ScreenRant