Uma das maiores franquias de jogos de estratégia o Command & Conquer Remaster Collection irá abrir seu código fonte!

O produtor de Command & Conquer Remastered Collection, Jim Vessella, publicou uma atualização para a comunidade do Reddit destacando o compromisso do jogo em incentivar as modificações. A EA irá lançar o TiberianDawn.dll e RedAlert.dll e seus respectivos códigos fontes sob a licença da versão GPL 3.0, tornando Command & Conquer uma das primeiras grandes franquias de estratégia em tempo real a fornecer seu código fonte para os usuários dessa maneira.

GPL 3.0 é uma licença para Open Source software copyleft que diz estritamente que todo código escrito que utilize qualquer parte de um código com GPL 3.0 é obrigado a incluir a licença GPL3.0. Isso significa que nenhum mod ou customização, DLC ou coisas do gênero poderão ser vendido. Referência: https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.en.html

A EA e o C&C Community Council trabalharam unidos para garantir a compatibilidade com projetos de modificações existentes, e os arquivos de código aberto darão aos aspirantes a modificadores a oportunidade de customizar mapas, unidades, arte e lógica de jogo na experiência clássica de Command & Conquer. Para incentivar as modificações de jogo, os desenvolvedores da Petroglyph criaram uma nova unidade modificada que os jogadores e jogadoras podem utilizar, que responde à questão “O que a Irmandade de Nod faria se capturasse o Tanque Mamute?” O resultado é o Tanque Nuclear, um tanque em a torreta foi substituída por um canhão de artilharia que dispara projéteis nucleares.

Command & Conquer Remastered Collection estará disponível no mundo todo em 5 de junho para PC via Origin e Steam.

Composto por

  • Command & Conquer: Tiberian Dawn,
  • Command & Conquer: Red Alert e suas três expansões - Covert Ops, Counterstrike e The Aftermath

Command & Conquer Remastered Collection é um projeto realizado pela EA, alguns integrantes originais da Westood Studios na Petroglyph e Lemon Sky Studios.

Veja a publicação no Reddit aqui, e também um FAQ detalhado sobre as modificações de C&C aqui.