O documentário Tambores Afro-Uruguaios, dirigido pela cineasta marroquina Naouel Laamiri e pelo carioca Rafael Ferreira estreia essa semana na TodesPlay, plataforma global de filmes, séries e produções audiovisuais via streaming, que tem o objetivo de contribuir e consolidar um mercado mais diverso e representativo, dando prioridade a produções audiovisuais negras, LBGTQ+ e indígenas. Outro destaque da semana é o filme Caribbean Fantasy, de Johanne Dolores Gómez Terrero, da República Dominicana.
Confira as sinopses:

Tambores Afro-Uruguaios - O documentário aborda o Candombe e sua ligação com a cultura Afro-Uruguaia. Os tambores trazidos pelos Africanos escravizados durante a colonização Espanhola tem sido parte importante da cultura uruguaia desde o século XVIII. Um símbolo de um povo reprimido pelos colonizadores sobreviveu e anhou novas forças. Uma necessidade de expressão e liberdade dos africanos e que hoje tem presença especial no Carnaval do Uruguai. Duração 13 min.

Caribbean Fantasy - Conta a vida e o amor de Ruddy, o barqueiro e sua amante evangélica, casada, Morena, às margens do Rio Ozama, parte mais baixa da cidade de Santo Domingo, rio mais importante, mas também o mais poluído. Ruddy atravessa de um lado para outro passageiros que transporta. Os remos tornaram-se uma extensão de seus braços. Duas vezes por semana tem encontros furtivos com Morena. Durante as filmagens do documentário, o casal questionaram sua relação, marcada pela pobreza. Eles são o reflexo de uma sociedade corroída. Duração 54 min.
Serviço:
Onde assistir: Todesplay
Assinatura: R$ 6,90 nos primeiros 10 meses