Nessa sexta-feira (07/01), a conta oficial da Capcom ProTour no Twitter publicou uma nota oficial de banimento para o jogador profissional Robinho. Esse banimento, de acordo com a nota, é permanente e global, impedindo o jogador de participar de qualquer evento ou competição em qualquer país.
Junto à decisão, a empresa também pede que seja feita a investigação do caso e que as devidas medidas sejam tomadas pela justiça brasileira.
"Chegou a nosso conhecimento que Robson "Robinho" Pereira fez declarações em frente a fórum público, em que descreveu sua participação em atrocidades e atos repreensíveis. Nós temos tolerância zero com esses tipos de ações e comportamentos, que, minimamente, violam o código de conduta dos jogadores e, potencialmente, as leis brasileiras. Portanto, Robson "Robinho" Pereira está permanentemente banido de todas as competições de propriedade ou operadas pela Capcom, incluindo a Capcom Cup, a Capcom Pro Tour e a Street Fighter League.
Esse banimento global, o que significa que se aplica a todos as competições e eventos ao redor do mundo. Enquanto essa é apenas uma consequência, esperamos que as autoridades locais rapidamente investiguem e apliquem as medidas necessárias previstas na lei."
Robinho foi vencedor do último evento Premier do CPT na América do Sul e participaria da Capcom Cup, torneio que ocorreria em fevereiro, nos Estados Unidos, mas foi cancelado por conta da COVID-19.
Robinho também foi banido de torneios promovidos por organizadores independentes do Brasil, como a Ultra Arcade, de Belo Horizonte - MG, e o Treta Championship, de Curitiba - PR.
O narrador oficial do Treta Championship, conhecido como FGC_Carlota, postou, também, um vídeo em repúdio ao ocorrido.