Criado com o objetivo de fomentar a participação de universitários e recém-formados no ecossistema de inovação aberta, o Campus Mobile, todos os anos, reúne dezenas de jovens em torno de um só objetivo, desenvolver aplicações mobile que promovam impacto social. Para inspirar e contribuir para a formação dos participantes, chamados de mobilianos, o Instituto Claro organizou uma maratona de atividades online que acontecerá entre os dias 07 e 11 de fevereiro e contará com importantes profissionais do segmento de tecnologia e de diversos setores da sociedade. Os eventos, gratuitos, terão transmissão online e aberta ao público em geral.

Na programação da Semana Imersiva, como é conhecida a série de palestras, mentorias, maratonas de programação e oficinas criada para aprofundar o conhecimento e incentivar os talentos que desejam atuar no segmento de conteúdo e serviços mobile a pensarem em soluções que priorizem o impacto social, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e direitos humanos.

Entre os palestrantes confirmados, estão: Daniely Gomiero, diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro; Profª Drª Roseli de Deus, docente do departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, vice diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP e coordenadora científica do programa Campus Mobile; Flávio Rodrigues, gerente de Responsabilidade Social da Claro; Alexandre Martinazzo, pesquisador na LSI-TEC, engenheiro eletricista e mestre pela USP, líder da equipe de operações do Campus Mobile; Prof. Dr. Marcelo Zuffo do LSI-TEC/USP; Fabiana Falcone, COO da Ustore; Fabi Kuhn, cofundadora da Raks Tecnologia Agrícola; Abrãao Sena, CHRO at Rocketseat; Bruno Cabral, partner & diretor at EloGroup CX; Ronaldo Cohin Tutor, CEO e fundador no Jade Autism; Julia Ribeiro, oficial de Educação no UNICEF Brasil; Danilo Costa, fundador da Pixel People; e Gustavo Possetti, gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná.

“O Campus Mobile foi criado com a missão de capacitar talentos para tirar o melhor proveito da tecnologia em prol da transformação social, pensando soluções que de fato impactem e beneficiem a população. Neste contexto, a pluralidade do conteúdo compartilhado durante a Semana Imersiva torna-se um ativo extremamente rico para a formação profissional e pessoal de cada um dos participantes. Ter parte dessas experiências transmitidas para toda a população democratiza o conhecimento e deixa um legado para o País”, afirma Daniely Gomiero, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social da Claro e Vice-presidente de Projetos do Instituto Claro.

Esta é a 10ª edição do concurso de inovação e conta com a participação de 85 equipes, formadas por até três participantes, somando 175 universitários e recém-formados, de 70 universidades, representando 20 estados brasileiros e 78 municípios. Com a mentoria de 6 tutores e 18 embaixadores.

Ao final da Semana de Imersão, serão escolhidos três projetos finalistas de cada uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Saúde, Smart Cities, Smart Farms e Games. No final do programa, são eleitos os seis projetos vencedores, um de cada categoria. Além de um prêmio em dinheiro, os ganhadores recebem uma viagem de imersão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para conhecerem algumas das mais importantes universidades e empresas de tecnologia do mundo, criando a oportunidade de troca de experiências com grandes pesquisadores e profissionais de inovação da Califórnia.

As atividades abertas serão transmitidas, às 10h, no canal do Campus Mobile no YouTube, conforme cronograma abaixo:

  • 07/02 -- Painel 1 |Tendências: O papel da inovação e da tecnologia no futuro
  • 08/02 -- Painel 2 | Como o meu projeto deslanchou após o Campus Mobile
  • 09/02 -- Painel 3 | Pessoas: Como formar uma equipe
  • 11/02 -- Painel 4 | Vulnerabilidade social e direitos humanos

SOBRE O CAMPUS MOBILE

O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro.


SOBRE O INSTITUTO CLARO

A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site.