Buraco Negro: Como a cultura pop será afetada pela nova descoberta
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
A recente descoberta pode ter um impacto na cultura pop.
A primeira imagem real de um buraco negro traz não só uma carga histórica importante para a ciência e para a Humanidade, mas a questão da cultura pop realmente terá uma grande modificação.
Não é novo que livros, filmes e séries abordem a questão e todo o mistério que envolvem todas as teorias de um buraco negro. Muitos filmes tentaram, e alguns chegaram bem próximos de como a aparência de um seria. Essa nova imagem irá mudar como os buracos negros serão vistos a partir de agora em toda essa cultura.
Origem
De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, proposta por Albert Einstein, um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar, pois a sua velocidade é inferior à velocidade de escape desses corpos celestes infinitamente densos.
Porém Einstein não foi o primeiro a propor essa ideia, a ideia de um corpo massivo do qual nada pode escapar foi tida primeiro pelo geólogo John Michell em uma carta escrita para Henry Cavendish em 1783 para a Royal Society. Nela John fala sobre como seria um corpo com uma densidade tão alta reagiria à luz. Mas, como naquela época não se entendia direito sobre a dualidade da luz como onda e matéria, eles acabaram por descartar as discussões sobre essa pauta.
Einstein foi o responsável por colocar novamente a onda do Buraco Negro na cultura pop, e suas proposições não puderam ser comprovadas em vida, demorando 100 anos para o início da sua comprovação. Algumas propostas foram apontadas ainda por Hawking, que também esteve caindo na cultura pop.
É de suma importância esses cientistas na cultura pop. Parando pra analisar, Carl Sagan fez com que o gosto pela ciência seja desenvolvido e seja acessado por camadas que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de informação.
Filmes importantes
Muitos filmes ajudaram a inserir na mente popular todo o mistério e todo o poder de um evento cósmico desse tamanho. Separamos uma lista de alguns dos mais importantes.
Buraco Negro
Lançado em 1979, é um dos primeiros relatos cinematográficos que jogava a pergunta: o que aconteceria se uma nave caísse em um buraco negro?
O Planeta do Tesouro
Jim Hawkins é um adolescente que encontra o mapa de um grande tesouro, escondido tempos atrás por um pirata espacial. Juntamente com alguns amigos, ele parte em uma grande nave espacial, que tem o formato de uma caravela, em sua busca. Nesse filme, o buraco negro está associado a uma morte.
Zathura
Em 2005, há quem diga que Zathura seria uma releitura espacial de Jumanji. Fato é que Zathura, na verdade, se trata de um buraco negro.
Star Trek
O filme de 2009, que relembra personagens clássicos da década de 60 como Capitão Kirk, Spock, McCoy e Uhura, aborda o tema que fez com que a civilização de Vulcano seja extinta. Viajando através de um buraco negro, eles conseguem voltar ao passado e conseguir mudar o curso.
Interestelar
Talvez o filme mais rico e mais fiel a um buraco negro já feito na história do cinema. A preocupação de Christopher Nolan e todos os físicos do set era que o buraco negro fosse o mais próximo do real, porém o mais agradável ao público. As simulações geradas antes, estavam de fato, coerentes com o real, porém elas não tinham um visual que fosse agradável. O filme permitiu-se beber da liberdade poética que uma obra de ficção exige.
E o que isso tem na cultura pop a partir de agora?
Vale a pena ressaltar que a ficção acabou precedendo algumas invenções ou descobertas científicas. O submarino, por exemplo, foi descrito antes do primeiro sonhar em descer às profundezas do oceano, pelo Júlio Verne.
O mesmo Júlio Verne também já falava da ambição do ser humano de ir à lua, e até mesmo a ida ao centro da terra.
Star Trek também foi responsável por elaborar um aparelho portátil que se comunicava a distância, que hoje é conhecido como celular. Star Trek também foi responsável pelas conversas utilizando monitores.
A cultura pop sempre demonstra suas visões sobre o futuro, e, muitas vezes, elas estão certas. As descobertas científicas de agora, tal como a imagem do buraco negro localizado no centro da galáxia Messier 87, no aglomerado de virgem a 55 milhões de anos luz da Terra não será diferente.
Essa imagem vai mexer com o imaginário de quem é responsável pelas obras de ficção científicas, indo, cada vez mais, aonde ninguém jamais chegou.