Esta parte da análise está focada no enredo do episódio de Black Mirror: Bandersnatch. Ver início.

Durante o desenvolvimento da história, houve debates entre a equipe criativa a respeito de finais bons, ruins, de alta qualidade ou 'cinco estrelas.' Charlie Brooker, criador e roteirista, explica que há "um aspecto Feitiço do Tempo" na história, "que deliberadamente gira em círculos."

"Queríamos que o público fizesse uma escolha bem-sucedida no início", justifica a diretora de inovação de produto, Carla Engelbrecht.

De fato, o enredo passa por situações parecidas, mas de formas diferentes, para que dê a sensação de que as mesmas coisas acontecem em dias diferentes. Entretanto, não sendo iguais. Além de que, se você comete um erro, ele faz uma retrospectiva

O filme se passa em 1984, e o ano não poderia ser menos importante, pois há um livro  de George Orwell chamado 1984, na qual as pessoas não possuem liberdade, e são vigiadas o tempo todo. O filme é dirigido por David Slade e acompanha Stefan (Fionn Whitehead), um jovem programador que transforma um livro de romance interativo — cujo autor enlouqueceu após finalizá-lo — em um video game com a mesma proposta. Logo, o mundo real se mistura com o virtual e isso passa a criar uma certa confusão na vida do personagem.

Stefan possui problemas psiquiátricos e faz consultas regulares com a Dra Haynes, profissional que está sempre disposta a fazer Stefan se abrir sobre seus problemas, e um trauma causado na infância: a morte de sua mãe em um acidente de trem.

Stefan é um grande fã de Colin, que trabalha na Tuckersoft, empresa responsável por Metl Hedd, jogo extremamente conceituado no universo, e não só isso, Metalhead é um episódio crucial na quarta temporada de Black Mirror, onde robôs autômatos correm contra seres humanos.

Vale também a pena ressaltar que Bandersnatch é uma figura criada por Lewis Carrol, criador da Alice no país das maravilhas, e sua primeira aparição, que na verdade é uma citação, foi em Através do Espelho. A criatura é citada como amedrontadora e com dentes bem afiados. Essa figura é retratada no filme como um demônio que é responsável pelo destino. Caso Stefan tome uma atitude que não necessariamente leve ao final, mas seja uma atitude com um impacto grande, essa figura irá aparecer.

O episódio apresenta cinco diferentes finais, sendo que há muitas possibilidades de ações no meio. Vale a pena notar que nem todas causam alterações nos eventos. Algumas escolhas são relativamente simples, como por exemplo escolher qual o cereal matinal do protagonista, primeira apresentada no longa. Entretanto, essa ação tem consequência, como por exemplo o comercial que aparece antes de Stefan ver o documentário de Jerome foi o que você escolheu no café da manhã.

Há muitas questões envolvidas sobre quem realmente controla o enredo. Se formos pensar em termos de um game deisgn, já que o filme é interativo e elementos de narrativas de jogos foram levados em conta, então todos os caminhos foram traçados e na verdade quem tem o controle foi quem escreveu. É bem simples, quem escreveu sabe todas as ramificações e como a história deve seguir baseado nisso, então ela é a única pessoa que sabe tudo sobre a história. Nós, telespectadores, temos apenas a parte da história que estamos sendo mostrados, dando uma falsa, porém justa sensação de que estamos no controle. Estamos no controle, mas não totalmente, porque as nossas escolhas estão todas cobertas por um grupo de pessoas que previu o que iria acontecer com ela. É basicamente um conceito básico de jogo cuja estrutura narrativa é de escolhas.

A análise não acabou aqui, você pode seguir:

Direção/Estrutura

Personagens

ou pode ainda

Ver o Guia de todos os Finais

A decisão é toda sua!