Pois é, demorou um pouco, mas finalmente saiu nossa análise sobre Bird Box. Então vamos partir do pressuposto que vocês já viram o filme. Se você não viu, após assistir volte e dá uma conferida!!

A importância de Lovecraft

Arte baseada na literatura de H. P. Lovecraft

É certo que realmente temas pós apocalípticos estão muito presentes na nossa cultura, estamos há um bom tempo recebendo conteúdos internacionais de zumbis e guerras nucleares, tudo para indicar coisas que antecedem o fim da civilização. Talvez esse seja o maior medo dessa década de 2010, o medo e a romantização do fim da civilização.

Bird Box segue como base o enredo do livro de mesmo nome, escrito por Josh Malerman lançado em 2014. Muitos apontaram semelhanças com o livro Ensaios sobre a Cegueira, de José Saramago, que se baseia num mundo onde todos ficaram cegos. Mas a verdade mesmo é que a história principal se baseia em monstros, como nos contos de H. P. Lovecraft, uma mistura de terror psicológico e cósmico.

A ideia fica muito visível quando Gary, um personagem que pode ver as criaturas, faz diversos desenhos sobre elas. Muitas delas remetem às criações monstruosas e insanas do universo de Lovecraft, figuras que trazem a loucura à aqueles que as vislumbram, que enchem nosso imaginário de terror e suspense .

Gary e seus desenhos sobre as criaturas em Bird Box

A única informação real que temos das criaturas é que elas deslocam vento e folhas, e isso é um fator muito crucial para não precisarmos saber necessariamente como são as criaturas. O medo mora mais na nossa mente do que no que vemos. E o o filme mexe com isso.

Essa questão da mente fica muito claro porque cada monstro assume a identidade do maior medo da pessoa. E necessariamente os medos da  Malorie ( Sandra Bullock) não seriam os mesmos que o meu ou o seu, sendo assim não faz sentido apresentar ao espectador a fisionomia do monstro, pois seguindo a linha lofcraftiana, o medo reside naquilo que não podemos ver e não na figura de algo aparentemente assustador, sendo assim a  dúvida intensifica o clima de tensão.

Enredo e Estrutura de 3 Atos

O filme segue, sim, uma estrutura de 3 atos. Padrão de qualquer filme de Hollywood porém Bird Box fez algo que os  diretores costumam evitam: mesclar atos em outros atos.

Pode até parecer confuso, mas vamos separar a estrutura narrativa e os eventos por atos:

Ato I: O Incidente

Malorie e sua irmã em meio ao surto de suicídios

Geralmente os primeiros atos de um filme são maiores, não dão muitas informações, porém são cruciais para estabelecer a história que querem contar.

O Ato I de Bird Box tem a responsabilidade de mostrar ao telespectador como o mundo ficou, ele é responsável por mostrar o que acontece com as pessoas que viram os monstros. Baseado nisso, ele estabelece uma premissa básica para a história: não devemos olhar para os monstros.

Malorie é uma artista, está grávida e o pai da criança a largou. Malorie não está muito animada com a gravidez e pouco se importa  onde a criança vai dormir.

Robert McKee em seu livro Anathomy of Story (Anatomia da História) separa alguns elementos importantes para criação de uma história, entre eles o que ele elenca como "Evento".

O evento cria uma mudança significativa na vida do/da protagonista que é causador do Conflito. O "Evento" de Bird Box é relatado no Ato I, e não precisamos nem devemos saber qual o motivo dele. Sabemos apenas que ele existe e que todo o universo dentro do filme foi moldado. E não só Malorie, mas como todos foram colocados e empurrados para outro ponto que McKee considera crucial, que são as forças do antagonismo.

As forças do antagonismo irão constantemente forçar Malorie a colocar a prova sua capacidade não só de sobreviver, mas de proteger seu bebê.

"Um protagonista e sua história podem apenas serem intelectual e emocionalmente fascinante e convicente tanto quanto as forças do antagonismo os moldam." Robert McKee

E isso é algo que não podemos reclamar de Bird Box, pois no primeiro ato são colocados a prova muitos perigos que veremos novamente no Ato III.

Ato II - Sobreviventes

Malorie e Tom sobrevivem com o que podem

O Ato II ocorre exatamente quando parte do grupo se separa, muitos morrem ou fogem. Malorie e Tom passam a tomar conta do Garoto e da Garota. Malorie e Tom passam a ensinar truques para ficarem vendados e não cederem a tirar a venda para nada. Esse Ato é importante para entender que as crianças tem papel crucial, que foi revelado nesse Ato: alguém deverá tirar a venda.

Nesse Ato Tom mantém contato com Rick, que informa que está com outros sobreviventes e que que estão seguras, entretanto as circunstâncias são arriscadas e alguém deverá tirar a venda para atravessarem uma  queda d'água cheia de rochedos.

Ato III - Travessia do Rio

Malorie atravessa o rio com o Garoto e a Garota

O Ato III se inicia com a morte de Tom por pessoas tipo Gary, que forçam pessoas a verem as criaturas, pois elas acham que todos deveriam vê-las, estas pessoas lembram muito os adoradores de C'tulhu, sua estrutura é a mesma, pessoas que "viram a verdade"e lentamente cederam à loucura.

Malorie e as crianças então veem-se em um dilema, que é arriscar tudo por uma suposta salvação, atravessar o rio é quase uma sentença de morte para uma das 3 sobreviventes, esta parte é uma crescente dentro do clímax do longa, pois pões a prova os laços ( ou ausência deles) que ela criou com as crianças, que vale ressaltar que até o momento elas não foram devidamente "batizadas". Quando a cena chega no auge da tensão, onde ela deve escolher uma das crianças para entregar a direção correta e simultaneamente se entregar à loucura, a protagonista toma uma decisão crucial que ou vai matar os 3 ou salvar os 3 que é navegar às cegas em uma sequência de quedas d'água onde muitos já pereceram.

Mix de Atos

O mix de Atos se dá pelo fato de vermos todas as situações do barco do Ato III logo no início. Isso nos dá algumas informações, que não temos resposta ainda:

  • Sabemos que Malorie conseguiu sobreviver.
  • Sabemos que as crianças sobreviveram
  • Ninguém mais sobreviveu

Isso nos dá uma chave do que está por vir e uma pergunta crucial de quando temos informações que não compreendemos: Como?

Temos acesso a uma informação que não foi contada ainda:

  • Uma pessoa força Malorie a tirar a venda e diz que as criaturas são muito bonitas

Mas como ele conseguiu isso? E essa informação é relevada logo em seguida, quando descobrimos do que são capazes essas pessoas ao conhecermos Gary.

Informações do Ato III são inseridas também no Ato II. E com isso temos todo o plano montado. Chegamos oficialmente ao Ato III com mais da metade das informações sobre ele durante os dois primeiro atos, e o filme tem exatamente 25 minutos (contados no relógio) para poder concluir.

A Caixa de Pássaros

Malorie encontra pela primeira vez os pássaros

A caixa de pássaros corrobora uma teoria que venho há dois anos analisando e tem se tornado presente em todo filme que assisto:

Em todo filme ou história há sempre um elemento chave crucial, que pode ser humano ou inumano, que detém conhecimento de todos os acontecimentos da trama.

Os pássaros tem total conhecimento de quando as criaturas estão perto, pois eles ficam ariscos e agitados. Eles servem como uma  ponte não visual entre os humanos e as  criaturas, elas servem como aviso e eles tem total conhecimento do mundo o qual estão inseridos.

Visão ou a falta dela

Malorie salva o Garoto quando ele caiu na água do rio

Assim como todo sentido, nos sentimos incomodados quando algum sentido nosso é comprometido. Em termos pessoais, eu sinto que audição e visão seriam os que mais me afetariam de verdade. Então isso fez com que o fato de que algumas horas as imagens fossem da câmera tampada com a venda da Malorie, isso me deixava aflito.

Conclusões

Eles finalmente chegam ao lugar de encontro com Rick

Bird Box aparenta ser  uma caixa de complexidades mas não o é. Esses artifícios narrativos não são novos e muito menos inovadores. Isso tudo só demonstra que os diretores e roteiristas e produtores tiveram um carinho especial em estruturar isso de modo que tivéssemos chance de poder compreender e entrarmos na história.

Entretanto Bird Box não passa de mais uma história pós apocalíptica que nem complexa é. Não vamos forçar interpretações que não existem no filme. Não devemos deixar de levar em conta que tudo que eu citei só demonstra que as decisões foram tomadas para exacerbar  os momentos de tensão.

Filmes não lineares nos deixam mais instigados a saber "como?", mas mais importante que se a estrutura narrativa é algo inédito ou não é a forma como ela foi pensada e executada.

No geral é um filme bom  sem ressalvas positivas ou negativas.