A 26ª Bienal do Livro de São Paulo terminou em grande estilo dando espaço aos quadrinhos com um bate-papo sobre os 10 anos de produção das Graphics MSP. O editor da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman, é o responsável pelas 34 edições até o momento, e levou ao palco da Arena Cultural os convidados Danilo Beyruth (série de cinco graphics do Astronauta), Vitor Cafaggi (Laços, Lições, Lembranças e Franjinha), Cora Ottoni (Denise), Max Andrade (Anjinho) e Rafael Calça (Jeremias).

Os autores falaram sobre suas obras e relataram sobre a influência das graphics em suas vidas. Ao final, Sidney Gusman se emocionou ao dizer como esse projeto é importante não só para o Mauricio de Sousa, mas para os grandes autores brasileiros que passaram pelo selo e acabaram se tornando amigos muito queridos.

Cora Ottoni, autora da Graphic MSP mais recente, Denise - Arraso, que foi lançada no evento, comparou a sensação de fazer parte do selo a ser convocada para a seleção brasileira de futebol. Rafael Calça, que fez par com o desenhista Jefferson Costa nas duas edições com o personagem Jeremias, falou que muito de sua história de vida estava em Pele e que, apesar de achar que o personagem não teria tanta visibilidade, acabou ganhando o Prêmio Jabuti, além de ser uma das mais vendidas da série.

Danilo Beyruth nunca imaginou que teria seis edições (a última sairá em dezembro) com o Astronauta, e uma adaptação para animação em produção pela HBO. Max Andrade confessou que a história que fez com o personagem Anjinho, Além, se tornou a de maior importância em sua vida, tanto profissional como pessoalmente. Vitor Cafaggi achava que as três edições da Turma da Mônica que fez em conjunto com sua irmã, Lu Cafaggi, Laços, Lições e Lembranças, encerraria sua participação nas Graphics MSP, mas foi convencido pelo Sidney e pelo próprio Mauricio de Sousa a retornar. E o fez com "Franjinha - Contato".

Até outubro deste ano, mês em que a primeira Graphic MSP "Astronauta - Magnetar" foi lançada em 2012, haverá mais homenagens e novidades.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 17 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com mais de 500 títulos de livros, além de revistas lançadas em cerca de 30 países, e mais de 1,2 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

Capa:

Legenda: Vitor Cafaggi, Danilo Beyruth, Rafael Calça, Sidney Gusman, Cora Ottoni e Max Andrade
Crédito: JAL Lovetro