Todo conhecimento é livre! Bibliotecas no Brasil!
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Fala galera nerd e geek, hoje vamos falar de um assunto sério que cabe no holocausto politico que estamos vivendo hoje (2018), devido a desinformação em massa, e da mentira socialmente aceita na internet (fake news).
Eu cresci num momento do mundo havia acabado de explodir, e a informação de qualidade, não estava na ponta dos meus dedos como está hoje para todos vocês e nesta época nos restavam a antiga e famigerada Biblioteca!
Após o infeliz acidente do Museu Nacional no Rio de Janeiro, vim maquinando esta ideia na minha cabeça e por fim seguindo exemplos de bibliotecas da onde moro (Dublin - Irlanda), resolvi escrever esta materia.
Em minha adolescência em meu grupo de amigos sempre incentivamos uns aos outros na leitura, fosse de um livro, comics, mangás, sempre que alguém comprava uma coleção logo todos líamos, e isso aconteceu para todos os clássicos:
- Senhor dos Anéis
- Harry Potter
- Samurai X
- Dragon Ball
- Os Sete
- Outros, muitos outros...
E essa sede nerd / geek / otaku que nos manteve unidos até nossa vida adulta, hoje podemos ter vida política e social diferentes, mas uma coisa ainda temos em comum, nosso gosto pela leitura!
Ao me mudar de país, a parte mais difícil foi a adaptação de minha esposa que não falava inglês fluente, e a primeira recomendação da esposa de um amigo foi "visitar a biblioteca e a igreja local, eles tem curso de inglês de graça", e eu pensei - O que?! - e foi isso mesmo, a igreja e a biblioteca local possuem grupo de voluntários que ensinam a língua para estrangeiros, sem contar os diversos outros projetos para crianças, clubes de leitura, clube do livro, e outras diversas atividades.
Sei que hoje todos gostam da informação na ponta dos dedos e de fácil acesso, mas hoje ela tem que ser consumida com muito cuidado, ainda mais se vem de fontes populares sem revisão e confirmação como Facebook e Youtube, que infelizmente acabam propagando a desinformação em massa.
Mas o problema hoje não é somente desinformação, mas também o gosto e o consumo da leitura, que vem caindo geracao a geracao no Brasil, e ao meu ver isso não é culpa da escola, isso é culpa dos pais que não incentivam o consumo da leitura.
Imagina o que Alexandre o Grande diria hoje, se ninguém visitasse Alexandria, pois não tinham interesse no conhecimento?
Pois bem, no Brasil hoje temos 6057 bibliotecas públicas, segundo o SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), e elas são qualificadas em diversos subgrupos. E quando em pleno funcionamento, todas essas bibliotecas possuem um acervo magnífico, que são sub utilizadas pela população.
É uma pena pois checa só o quão bonito é este mapa da http://bibliotecas.cultura.gov.br/, onde você pode achar o endereço de todas as bibliotecas públicas e comunitárias.
Além do acervo, todas as bibliotecas têm outros serviços em conjunto com a comunidade local, relacionado à arte, música, clube do livro, e eventos locais.
Eu entendo que no dia-a-dia do povo brasileiro, não cabe espaço para uma visita à biblioteca, mas sempre temos aquela sexta do chopp com os amigos, e se você transformasse isso numa noite de chopp intelectual?
No MeetUp, um aplicativo que une pessoas com o mesmo objetivo como Leitura, seja de livros, comics, mangás e muito mais, existem grupos com o Book & Beer que reúne pessoas para tomar aquela da boa e ler e comentar sobre um livro em comum 1x por mês, unindo o do bom e do melhor!
Mas você não quer conhecer novas pessoas, não tem problema, organize isso com seus amigos(as), escolham um livro, leiam cada um no seu tempo e se reúnam, para discutir.
Você sabia que foi daí que surgiu o PodCast?!
Não deixe a informação e o gosto pelo conhecimento fugir de você, leia qualquer coisa, mas leia!
Outro ponto que gostaria de trazer é sobre o acervo público de livros e espaços públicos por empresas privadas, que vocês podem ver aqui em baixo!
Domínio Público
É quando uma, obra de direito autoral e direito real, perde seu direito juridicamente se tornando de "domínio público", em tese gratuita de distribuição.
No Brasil, contasse após data de falecimento do 1 de janeiros, mais 70 anos, e esta lei varia de país para país.
Felizmente existem no Brasil e no mundo lugares onde esse conteúdo, vale a pena checar, você pode se surpreender com o que virou domínio público!
Para você muito NERD, eu recomendo esse livro aqui "Elementos - Euclides de Alexandria", um livro traduzido datado do ano 1869, que conta a história das formas geométricas, existem versões mais antigas mas infelizmente em grego ou latim :)!
Empresas com eventos culturais.
Duas das livrarias gigantes no Brasil, também possuem eventos para unir a comunidade, e algumas também possuem um clube do livro, vale a pena conferir!
Como a Wikipédia funciona:
Por mais estranho que pareça para muitos a Wikipédia possui sim informações confiáveis, pois ela utiliza o mesmo processo de revisão de teses de mestrado e doutorado de universidades públicas.
Para ter um conteúdo publicado e atualizado na Wikipédia, após salvar sua página irá para uma piscina de revisão, onde alguém da gigantesca comunidade de editores e colaboradores, checam as informações e aprovam ou removem a alteração.
Existe sim a probabilidade de alguém aprovar informações falsas e mal intencionadas, mas a maior parte da informação é de origem sólida.
Isso não significa que você deve copiar/colar Wikipédia, mas ele pode lhe dar uma boa introdução sobre o assunto e lhe guiar sobre uma bibliografia básica!
Referencia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Processo_de_revisão