Embora não possua um estande próprio na Brasil Game Show (BGS) 2022, a Ubisoft não deixa de estar presente no maior evento de games da América Latina. Para entender um pouco mais sobre as ações da marca na feira e o que esperar do futuro, conversamos com João Guerra, Chefe de Comunicação.
Após testarmos Mario + Rabbids: Sparks of Hope, um dos principais títulos da feira, experimentar o beta de Rainbow Six Mobile, ver o painel do Assassin's Creed e demais atrações da empresa na feira, fica mais fácil entender o porquê dela querer expandir sempre o leque de possibilidades para atender cada vez mais públicos.
"A Ubisoft sempre foi sobre estar junto da comunidade. Sempre acreditamos muito no feedback dos fãs e gostamos muito de nos aproximar deles. Não temos um 'público Ubisoft', mas sim um 'público dos nossos jogos', porque temos vários títulos que agradam diferentes segmentos, e a ideia é poder conversar com o maior número de pessoas possível".
Outro ponto abordado por João é justamente o de "democratizar a presença da empresa no evento". Embora, como dito acima, a Ubisoft não possua um estande próprio, como em anos anteriores, a marca se dispôs a criar uma enorme logística para "conversar e procurar parceiros, para ter um pouco da Ubisoft em todos os lugares, para poder conversar com o público em lugares diferentes".
"A ideia é ter nosso conteúdo na maior quantidade de consoles e dispositivos."
E isso se faz bem real, já que há títulos disponíveis e rodando em consoles do Xbox, da PlayStation, da Nintendo e até mesmo no celular. Um ponto legal sobre isso é que os jogadores vão poder jogar Mario + Rabbids: Sparks of Hope e ainda levar um poster para casa.
"A BGS é o primeiro evento do mundo a disponibilizar o gameplay com antecedência de Mario + Rabbids: Sparks of Hope para o consumidor final."
Ouvir o fã tem sido uma grande característica da empresa, então Rainbow Six Mobile é a resposta da empresa ouvindo o pedido do público.
"Rainbow Six Mobile é um pedido dos fãs há muito tempo."
A empresa também aproveitou para comemorar os 15 anos da franquia de Assassin's Creed com atrações especiais e gameplays dedicados, respeitando o passado, mas abraçando o que está por vir no futuro.
"A ideia da área de Assassin's Creed é trazer uma área expositiva junto com o gameplay de uma franquia que tem muitos títulos e que cativam os fãs. Como visto no Ubisoft Forward, tem muita coisa legal vindo por aí, especialmente com Assassin's Creed Mirage."
Uma grande logística da empresa enquanto atua no Brasil e América Latina como um todo, é a grande diversidade do público. Cada região é tão única, com uma grande densidade de diversidade.
"O público brasileiro tem um perfil que age muito com o coração. Então, é muito legal ver como o brasileiro joga e interage com os nossos jogos"
E de fato, as ações da marca se refletem nas ações claramente nacionais, como de Pepê e Neném na época de Far Cry New Dawn, até mesmo nas ações do É o Tchan! e Zé Pequeno para Far Cry 6.
Como se não tivessem ações legais, a empresa ainda fez um concurso de lambada valendo R$ 1.000 em costela para promover como ação de Just Dance 2022. Ou seja, reforçando ainda mais o quanto a empresa está empenhada em mostrar que a zoeira não tem limites.
"Continuaremos sendo um laboratório de criatividade para pensar no que faz sentido e o que importa para cada jogo"
Todo esse posicionamento se reflete não só nas ações da marca, mas nos preços dos jogos, que tem sido sempre justos desde o lançamento da geração passada (Xbox One e PlayStation 3).
E tudo isso acaba culminando na pluralidade de dispositivos que os seus jogos atendem.
Assim, a empresa demonstra que entendeu que "quem joga no celular também é jogador", então por isso a ela está reafirmando sua presença em vários dispositivos e vem, ao longo dos últimos anos, conseguindo democratizar cada vez mais o acesso aos seus títulos, conversando com cada vez mais pessoas.