A Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 2022), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, divulga o painel “Marcas do Coração” atualizado conforme a 9ª edição do estudo. Por meio de uma análise de mais de 280 marcas de 19 setores diferentes, o ranking mensura quais são as empresas, produtos e serviços, de diversos segmentos, mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país.
“O painel tem como objetivo compreender a relevância mercadológica de uma determinada marca para com o seu próprio setor e a sua relação com os jogadores de jogos eletrônicos. Sobre essa relação, analisamos como elas são mais conhecidas e, ao mesmo tempo, quais são as mais usadas pelo público de games no Brasil”, diz Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
Desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM, a PGB 2022 mostra que 74,5% da população no Brasil joga algum tipo de jogo, maior marca histórica desde o início do estudo. Além de jogar, o público gamer brasileiro também possui um comportamento de consumo consistente, ainda mais quando se considera que 78,6% possui cartão de crédito e que 71,8% realizam investimentos em diversas esferas, como na poupança (36,3%), em renda fixa (21,5%) e em criptomoedas (17%), de acordo com dados da 9ª edição da pesquisa.
“Os painéis da PGB acompanham diversos movimentos do mercado de games no Brasil, como a consolidação dos smartphones, ascensão das mulheres, a evolução dos eSports, consolidação dos jogos gratuitos para jogar como força motriz para atingir novos públicos, entre outras tendências. Nesta nova leitura, capturamos a relação dos jogadores com as criptomoedas e também o conhecimento sobre o metaverso e seus impactos no consumo de jogos em geral”, acrescenta Silva.
Cabe destacar que a faixa etária dos jogadores no Brasil é equilibrada, sendo ocupada em maior parcela pelo público que tem de 20 a 24 anos (25,5%). Na sequência, adolescentes de 16 a 19 anos representam 17,7%; pessoas de 25 a 29 anos representam 13,6%; pessoas com 30 a 34 anos representam 12,9% e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público.
Em relação à classe social, a PGB 2022 mostra que a maioria do público é de classe média (B2, C1 e C2), com 62,7%, enquanto que pessoas de classe A representam 13,5%, procedidas pela classe média alta (B1), com 12,3%; e pela base da pirâmide (classes D e E) com 11,6%. Já em relação à renda média familiar dos jogadores, a maioria (29,1%) declara ter de R$ 2.090,01 à R$ 4.180, procedida por pessoas que recebem até R$ 2.090 (27,5%). O público com renda de R$ 4.180,01 à R$ 10.450 é de 26,7%.
Veja abaixo quais são as marcas mais conhecidas e utilizadas/consumidas pelo público de jogos eletrônicos no Brasil. Os segmentos de meios de pagamento, café, cerveja, bebidas alcoólicas, food services, lojas de vestuário e roupas, além da separação entre snacks salgados e doces, são novidades da PGB 2022.
BANCOS
• Marca mais conhecida: Nubank (82,2%)
• Marca mais utilizada: Nubank (55,4%)
CARTÕES DE CRÉDITO
• Marca mais conhecida: Mastercard (90,2%)
• Marca mais utilizada: Mastercard (77,1%)
MEIOS DE PAGAMENTO
• Marca mais conhecida: PicPay (84,1%)
• Marca mais utilizada: PayPal (65,8%)
TELECOMUNICAÇÕES
• Marca mais conhecida: VIVO (83,1%)
• Marca mais utilizada: VIVO (44,9%)
REFRIGERANTES
• Marca mais conhecida: Coca-Cola (93,9%)
• Marca mais consumida: Coca-Cola (81,7%)
ENERGÉTICOS
• Marca mais conhecida: Red Bull (92,0%)
• Marca mais consumida: Red Bull (70,0%)
CAFÉ
• Marca mais conhecida: 3 Corações (82,0%)
• Marca mais consumida: 3 Corações (56,8%)
CERVEJA
• Marca mais conhecida: Brahma (84,1%)
• Marca mais consumida: Heineken (56,1%)
BEBIDAS ALCOÓLICAS
• Marca mais conhecida: Johnnie Walker (65,6%)
• Marca mais consumida: Smirnoff (45,2%)
SNACKS SALGADOS
• Marca mais conhecida: Doritos (76,2%)
• Marca mais consumida: Doritos (56,5%)
SNACKS DOCES
• Marca mais conhecida: BIS (76,7%)
• Marca mais consumida: BIS (65,0%)
FOOD SERVICE
• Marca mais conhecida: McDonald’s (80,8%)
• Marca mais utilizada: McDonald’s (64,3%)
APPS DE ENTREGA DE COMIDA
• Marca mais conhecida: iFood (90,4%)
• Marca mais utilizada: iFood (84,9%)
APPS DE TRANSPORTE
• Marca mais conhecida: Uber (93,4%)
• Marca mais utilizada: Uber (83,8%)
COSMÉTICOS
• Marca mais conhecida: O Boticário (87,8%)
• Marca mais utilizada: O Boticário (71,2%)
LOJAS DE VESTUÁRIO
• Marca mais conhecida: Riachuelo (83,3%)
• Marca mais utilizada: Renner (56,7%)
TÊNIS
• Marca mais conhecida: Nike (87,5%)
• Marca mais utilizada: Nike (62,3%)
ROUPAS
• Marca mais conhecida: Nike (79,6%)
• Marca mais utilizada: Nike (57,8%)
AUTOMÓVEIS
• Marca mais conhecida: FIAT (84,1%)
• Marca mais utilizada: Chevrolet (24,5%)
Em relação às marcas de videogames domésticos, a PGB 2022 mostra que o PlayStation 4, da Sony, é como o console mais popular, estando em posse de 34,1% dos gamers brasileiros, seguido pelo Xbox 360, da Microsoft, presente na casa de 24,3% dos jogadores no Brasil. A plataforma favorita para jogar jogos eletrônicos no país é o smartphone, com 48,3% da preferência, seguido pelos computadores, com 23,3% (na soma entre desktops e notebooks), e pelos consoles domésticos, com 20%.