A Apple Inc está se preparando para anunciar a troca dos processadores principais do Mac para Apple chips baseados na tecnologia ARM.

A empresa anunciará durante a semana da WWDC iniciando em 22 de junho 2020. A iniciativa revelada sob o code-nome Kalamata, este evento seria o lançamento para os desenvolvedores ajustarem tudo antes do lançamento dos equipamentos em 2021. Já que a transição do hardware ainda está long as datas de lançamentos podem mudar, adicionaram, mas ainda continuam em planos privados.

A nova tecnologia seria a mesma na qual o iPhone e iPad Apple chips foram criados. Porem com a principal diferença sendo a utilização do sistema operacional macOS (OSX) invés do iOS (sistema operacional para dispositivos móveis da companhia)

O site Bloomberg já havia anunciado este ano e em 2018 as intenções da empresa de deixar a parceria com Intel.

A Apple já está utilizando de processadores licenciados Arm Ltd, empresa Japonesa do conglomerado SoftBank Group. Esta arquitetura é completamente diferente da utilizada nos processadores Intel, logo desenvolvedores precisarão de tempo para otimizar os software para os novos componentes.

Essa seria a primeira vez em 36 anos de história que o Mac utilizaria um chip de engenharia Apple. O Mac trocou de processador somente duas outras vezes no começo dos anos 1990 quando trocaram dos processadores Motorola para os PowerPC e depois em 2005 na WWDC quando Steve Jobs anunciou a saída da PowerPC para Intel.

Os planos parecem ser para trocar toda a linha de Mac para processadores Arm-Based.

Hoje Apple detém cerca de 10% do mercado de computadores pessoais, isso pode não fazer muita diferença nas vendas Intel, porém Macs são considerados produtos premium, e se o motivo for performance pode ser que logo veremos outras empresas como Microsoft, Samsung, Lenovo também migrando, ninguém sabe o que o futuro nos aguarda.

O desenvolvimento do novo chip é liderado por Johny Srouji, e a decisão foi tomada após uma analise de ganhos de performance no processador intel começaram a diminuir, e a empresa esta preocupada em se depender do roteiro de lançamentos da Intel, que isso possa causar delays e descarrilhar futuros lançamentos da empresa.

Testes internos da Apple mostraram que os novos Arm-based mac mostram grandes melhorias com relação a performance gráfica e aplicativos de inteligência artificial, Arm-based processadores também são conhecidos por serem mais eficientes no quesito energia/dissipação o que pode fazer o Mac se tornar mais leve e fino no futuro.

Devido a pandemia de COVID-19 a WWDC de 2020 será online.

Outros updates deste ano serão relacionadas ao sistema operacional embarcados da empresa como iOS, iPadOS, tvOS, e watchOS, como realidade aumentada e integrações profundas para outros apps.