Neste ano, o maior evento de cultura pop oriental da América Latina comemorou seu vigésimo aniversário. Quem estava acostumado a marcar presença no AF anos atrás pode se surpreender com a dimensão atual do evento e sua organização. A festividade aconteceu no Pavilhão Anhembi, na capital de São Paulo, de 13 a 16 de julho. Vem conferir um pouco mais sobre o que rolou.

O Anime Friends certamente está maior e bem mais organizado do que costumava ser, mas isso não impede que eventuais erros aconteçam. Havia muitas filas para entrar, mesmo durante a tarde, e a fiscalização das mochilas e bolsas deixou a desejar, o que pode permitir que pessoas entrem com objetos perigosos. Alguns espaços também acabaram sendo pequenos demais para as atrações que comportavam. O auditório ultra e o palco principal ficaram lotados durante o especial de dublagem de One Piece e o show da banda Flow.

Imagem Oficial: Anime Friends Fonte: instagram.com/animefriends

Tendo em vista que os espaços eram delimitados apenas pela estrutura do evento e não pela limitação do Pavilhão, eles poderiam ter sido melhor distribuídos para comportar mais fãs. Outro ponto falho foi que não houve distribuição gratuita de água potável (com bebedouros, por exemplo). O evento iniciava às 10h e terminava às 21h, é difícil para os participantes se manterem hidratados durante todo o evento por 4 dias seguidos tendo que comprar garrafinhas de água.

Apesar dos pontos citados, a organização geral do espaço estava bem distribuída entre os palcos e as lojas participantes, sendo possível transitar pelo evento todo mesmo nos horários de maior lotação.

A praça de alimentação contou com opções orientais e redes de fast-food, mas quem já é “velho de guerra” no AF certamente sentiu falta dos noodles instantâneos. Pelo menos o nosso amado Mupy esteve presente com um stand inteiro! Havia uma boa variedade de comidas, faltando apenas opções veganas (somente batata frita e uma porção de guioza).

O Anime Friends 2023 contou com a presença de diversos artistas, como o Real Akiba Boyz (que fizeram uma participação especial incrível durante a Balada Otaku), Banana Cospboys, Takumi Hashimoto, Hiroshi Watari, Flow, Burnout Syndromes, o Super Friend Spirits (nacional) que conta com Ricardo Cruz (integrante do Jam Project) e Yumi Matsusawa entre outras atrações internacionais e nacionais.

As apresentações foram super calorosas e agitadas. Alguns artistas inclusive criaram novos materiais para serem estreados no evento, como a banda Burnout Syndromes, que trouxe uma música inédita. Também tivemos especiais dublagem de Tokusatsu e dos animes Jujutsu Kaisen, Given e One Piece.

O concurso cosplay é sempre um show à parte! Quem normalmente comparece a mais de um dia no evento, recomendo ficar um dos dias assistindo as performances dos cosplayers. O concurso começa com uma categoria especial, a “Dente de Leite” com participação das crianças vestindo seus cosplays. Também temos as categorias Individual, Grupo, Apresentação Tradicional e Apresentação Livre. Acredito que as apresentações dos cosplays são a parte mais emocionante do evento, pois não se trata de patrocinadores e lojas, e sim do público, dos fãs, do esforço e tempo que cada um dedicou em seus projetos, são a pura representação do amor que eles tem pelos personagens e por esse universo todos que admiramos.

O Anime Friends definitivamente é um evento que vale a pena. Mesmo com eventuais problemas na organização, é uma experiência única estar na presença de tantas pessoas que compartilham as mesmas paixões que você.