Estamos em 2023, mas o ano de 2022 deixou grandes marcas na indústrias de smart TVs. Uma delas foi o lançamento da Neo QLED QN90B, também conhecida como TV gamer da Samsung.
- Odyssey Ark oferece experiência imersiva que apela aos sentidos
- O que é e como funciona o Xbox All Access no Brasil
A promessa, com o modelo, era de ser um modelo com recursos para agradar jogadores de console e PC. Porém, será que ela consegue fazer tudo isso? É com essa premissa que seguiremos a nossa análise abaixo; confira!
Os recursos gamer
Primeiro vamos falar do maior recurso da TV: o aspecto gamer. Quando lançada, a promessa era poder configurar estilos diferentes para gêneros diferentes de games.
Sendo assim, ao jogar um FPS ou RTS, a taxa de atualização poderia variar, o que faz sentido, já que nem todos os estilos necessitam das mesmas taxas. Sendo assim, taxa de atualização pode chegar a até 144Hz nos modelos de 43" e 50", ao passo que nos modelos de 55" e 65", a taxa pode ser de 120Hz.
Ou seja, você vai conseguir tirar o melhor proveito de jogos do console ou de PC, sem muitos problemas.
Xbox Cloud Gaming e GeForce Now
Em um primeiro momento, o streaming de games parecia algo impossível, especialmente porque o Google Stadia falhou miseravelmente em mostrar que isso era possível.
No entanto, com o passar do tempo, vimos que o Xbox Cloud Gaming e o GeForce Now (NVIDIA) conseguiram atingir boas taxas de retorno e tornar as jogatinas mais fluidas, tudo isso via streaming.
Um dos maiores diferenciais da TV foi, para mim, a permissão de acessar esses recursos. Ou seja, se você assina qualquer um dos serviços, poderá jogar diretamente na TV jogos via streaming, sem a necessidade de PC ou console.
Isso é algo que não pensávamos há anos atrás. Mas a Samsung tornou isso possível, e pudemos testar no caso do Xbox Game Pass Ultimate, que dá direito ao Xbox Cloud Gaming.
Basta apenas parear um controle, seja de Xbox ou até mesmo do PlayStation. Ao fazer login e escolher um título, você já é direcionado para jogá-lo. Sem esperar fazer o download, sem loading inicial, nada.
Basta apenas jogar. Ou seja, se você não tem um PC ou console, mas quer assinar o Xbox Game Pass Ultimate, poderá usufruir de todos os títulos que estão disponíveis via streaming; que não são poucos.
O que mais me impressionou é que não senti nenhum input lag para jogar jogos frenéticos do catálogo, como High on Life, por exemplo. Tudo parecia bastante fluido e extremamente responsivo.
Tela: melhores níveis de brilho e contraste
Outro destaque do modelo é a sua tela. O painel de LCD oferece a tecnologia Mini LED, que são peças de LED menores que o habitual (daí o nome Mini LED), permitindo melhores resoluções, além de melhores níveis de brilho e contraste.
Diferentemente do OLED, este modelo precisa de uma fonte de iluminação, o que faz com que a cor preta seja iluminada, e não um preto de uma luz apagada. Porém, é possível dizer que ele se aproxima bastante da tecnologia OLED.
Em nossos testes, resolvemos colocar o episódio 7 de House of the Dragon, considerado um dos mais escuros, para fazer a comparação. E, para nossa surpresa, conseguimos ver tudo com muita clareza.
Som de alta qualidade
Equipado com o Dolby Artmos, isso faz toda a diferença. Mesmo sem barras de som ou home theaters, o som é realmente impressionante.
Em experiências com jogos, sem fone de ouvido, o alto-falante embutido surpreendeu bastante, especialmente porque, em muitos jogos, toda a sonoplastia faz parte da imersão.
No entanto, jogar em uma TV tem a sua experiência de permitir sentar no sofá, a uma diistância considerável. Mesmo nesses casos, o som não foi um problema, em hipótese alguma.
Design minimalista
Com um design minimalista e uma composição de tela com corpo mais fino do que os modelos habituais da empresa, a Neo QLED QN90B traz esse como um dos seus maiores destaques.
No entanto, a sua base acaba sendo bastante pesada para compensar a leveza de todo o resto, o que faz com que o modelo seja bastante pesado até mesmo para ser carregado sozinho, dependendo da situação.
Outro fator do design vai para quem gosta de esconder fios. Não há um organizador de cabos, portanto, elas ficam expostos. No entanto, é possível organizá-los seguindo a própria forma do modelo
Isso não é necessariamente um problema, já que, no meu caso, foi preciso somente um cabo HDMI e o cabo de alimentação padrão da TV. No entanto, se isso for um problema para você, talvez seja importante se atentar a esse fato.
Recursos extras
Não querer ter que conectar o celular na TV para assistir a filmes e séries é uma ótima ideia. Nisso a TV não fica para trás.
A Neo QLED QN90B tem suporte para basicamente todos os serviços de streaming disponíveis no Brasil, tais como Netflix, HBO MAX, Disney+, Star+, Amazon Prime Video e Globoplay.
O modelo conta com o sistema operacional Tixen, tradicional de modelos da empresa sul-coreana. Seria interessante ver o Google TV, já que as empresas fecharam parceria, porém possivelmente veremos isso só no futuro.
Outro ponto legal, mas que não é necessariamente diferencial é o controle remoto que usa a tecnologia Solar Cell; ou seja, ele pode ser recarregado por energia solar ou pela própria luz ambiente da sua casa — evitando uso de pilhas e baterias.
Eu não sou, mas se você é adepto do estilo de casa conectada, eis um ponto a ser considerado; o modelo conta com assistentes de voz Alexa, Google Assistente e Bixby (asisstente da própria empresa).
Com eles, além de fazer pedidos rotineiros, é possível controlar dispositovos inteligentes espalhados pela casa, através da plataforma SmartThings, nativa da própria Samsung.
Samsung Neo QLED QN90B: TV gamer vale a pena?
A Samsung Neo QLED QN90B é uma excelente opção e que entrega até bem mais dos recursos úteis que prometeu. Para aqueles que querem jogar com qualidade de imagem e som, ela é excelente, o que pode agradar jogadores de PC e console.
O maior diferencial está para quem não possui um PC gamer ou qualquer console da geração atual. A resposta de games é impressionante, sem input lags ou travas de loading via internet.
Isso significa que, caso você opte por comprar a TV e assinar o Xbox Cloud Gaming ou o GeForce Now, poderá usufruir de todo o poderio de jogos via streaming.
De modo geral, o modelo que visa atender a diferentes públicos. Embora o principal seja o gamer, ele não deixa a desejar com as funções naturais de uma TV, para assistir a programações de TV fechada ou aberta, além de filmes e séries via aplicativos nativos de serviços de streaming.