Chegou a hora de colonizar Marte com o game Per Aspera!
Desenvolvido pelo estúdio argentino Tlön Industries e publicado pela Raw Fury, Per Aspera é um game de estilo RTS, com administração de recursos e estratégia em tempo real que nos faz lembrar dos velhos tempos de Age of Empires e SimCity.
Abaixo, você pode conferir o que o NerdWeek achou do game!
Espaço, a fronteira final!
Desde o início do século XX, a humanidade sonha em ganhar o espaço. A busca incessante por novas tecnologias fez com que Iuri Gagarin se tornasse o primeiro ser humano a ir ao espaço em 1961. E, em 1969, novos esforços fizeram a Apolo 11 alunissar com os três astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin.
Cientistas de todo o mundo já provaram que o céu não é o limite, porém, ainda não conseguimos levar uma viagem tripulada ao tão conhecido Planeta Vermelho. E é para lá que Per Apera nos leva, provando que é possível visitar os lugares e viver diversas aventuras de tirar o fôlego sem necessariamente precisarmos sair do conforto do nossos lares.
O game traz consigo o estilo padrão de estratégia em tempo real, tão característica de jogos RTS, com um objetivo um pouco simples: colonizar Marte. O que parece um objetivo simples, vai se desenrolando em um emaranhado de de nós de recursos e construções que precisam ser administradas.
Per Aspera tem um início difícil
Per Aspera pode apresentar uma curva difícil até que você entenda como administrar todos os recursos e, vá por mim, são MUITOS recursos. E, à medida que o jogo vai avançando, as coisas vão ficando bem mais complicadas, porém mais interessantes.
Primeiro, você deve construir locais de escavação, para extrair matérias primas, que estão disponíveis em Marte. Depois, é preciso construir novas fábricas para transformar estas matérias primas em novos itens e ir aumentando cada vez mais a sua colônia e os nós da rede.
Mas, se você acha que deve administrar apenas os recursos básicos e seus insumos, Per Aspera não para por aí. Cada construção tem um consumo diferente de energia, e eu se fosse você, não experimentaria deixar todas ligadas ao mesmo tempo.
Se a administração de energia já é algo que preocupa, imagine que várias construções utilizam as mesmas commodities. E se tivesse uma fila de prioridade que identificasse para qual estrutura um recurso deve ir antes de ir para outra? Pois é, Per Aspera tem.
Não basta apenas apertar um botão e esperar que a construção nasça sozinha. Você deve constantemente verificar se todos os recursos estão sendo direcionados para ela, e principalmente se você tem todas as fábricas ou estruturas que vão minerar os recursos necessários.
Acredite, isso aumenta muito a dificuldade do game, mas traz uma das mecânicas mais divertidas dele: a de fiscalizar o fluxo dos recursos. É sempre necessário ficar fiscalizando o fluxo, pra garantir que eles estão indo sempre para os locais certos, e que não há nenhum gargalo no processo. Não é fácil, mas é uma das coisas mais divertidas do game.
A história de Per Aspera
Embora focado completamente na administração de recursos, Per Aspera conta com uma história com vários questionamentos sobre IA's e seu lugar no mundo — no caso em Marte.
De quebra o game ainda conta com várias vozes de peso dando vida aos personagens que vão colonizar o planeta vermelho, incluindo Troy Baker (conhecido por dublar o personagem Joel em The Last of Us e Samuel Drake em Uncharted 4).
Por fim, à medida que você vai descobrindo mais informações sobre o planeta vermelho, o game vai ficando cada vez mais interessante. E fique atento, pois suas escolhas, sejam de qualquer natureza, têm impactos no processo de colonização.
"Per aspera ad astra"
"Per aspera ad astra" é uma frase em latim bastante popular que significa "Através de dificuldades, para as estrelas!". E não há frase que poderia descrever melhor a sua experiência ao jogar Per Aspera.
Para os saudosistas que gostam de um clássico RTS, administrando muitos recursos em tempo real, sem dúvidas Per Aspera trará diversas experiências que, a princípio parecem monótonas, mas vão ganhando proporções impressionantes, capazes de prender os jogadores por boas horas.
Per Aspera foi gentilmente cedido pela Raw Fury para PC (Steam) para que nossa equipe pudesse colonizar Marte e fazer esta análise.