Análise: Outriders Worldslayer dá uma sobrevida ao looter shooter

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Quando foi lançado em 2021, Outriders chamou a atenção por reunir mecânicas similares às de Gears of War e Destiny, franquias já há muito consolidadas. Um ano após o seu lançamento, os gamers podem usufruir de Worldslayer, uma nova expansão do game que, de certa forma dá uma sobrevida ao game original.

Mas, será que a expansão conseguiu atingir a maturidade e reunir tudo de positivo que o jogo base trouxe? Será que a DLC consegue ser divertida a ponto de valer a pena o investimento do tempo?

Fato é que, depois do lançamento do patch New Horizons de Outriders, o game melhorou dezenas de mecânicas, resgatando sua essência principal, deixando-o ainda mais interessante. Será que Outriders Worldslayer traz algo de interessante de onde paramos? É com essas perguntas que seguiremos para nossa análise nas linhas abaixo; confira!

A história de Outriders Worldslayer

Outriders Worldslayer começa exatamente no fim do jogo base — se você não jogou ainda, é importante que tome cuidado com spoilers. Apesar da paz, ela não parece durar muito, pois é revelado que a Anomalia está se espalhando e se tornando mais instável do que antes no planeta Enoch.

Mas verdade seja dita, a história não é um dos maiores pontos fortes do game. A maior diversão está realmente nos tiroteios e nas batalhas, embora a história realmente ajude a dar um set up interessante para a inserção de novos ambientes e inimigos.

Enfrente uma nova ameaça em Outriders Worldslayer - Imagem: Square Enix

O que chama mais a atenção, no entanto, é a criação de personagens, especialmente da nova vilã. É, sem dúvida, um trabalho incrível que foi feito, porque ela realmente é mais ameaçadora dos que os antigos inimigos do jogo base.

Além disso, há revelações bem interessantes que adicionam uma maior imersão à história do planeta e do assentamento humano que nele se formou. Mas, novamente, a história não é o maior forte do game.

Novos cenários, sem perder a essência

Worldslayer traz uma série de novas áreas e até mesmo reimagina locais familiares aos players, como Rift Town. OS cenários são realmente legais e casam bastante com a atmosfera mais sombria dessa nova etapa da história de Outriders.

Os novos cenários de Worldslayer são estonteantes - Imagem: Square Enix

Os gráficos também estão realmente incríveis, algo que merece uma grande atenção. E isso vai desde contemplar um cenário sci-fi até ao design dos personagens ou nas animações de morte.

Um gameplay aprimorado

O gameplay da DLC segue bastante a linha do game base original. Não há muitas mudanças, mas é possível dizer que ele está aprimorado sim. Mas continua extremamente satisfatório encadear alguns ataques diferentes e ver como tudo isso combina e faz sentido.

O gameplay da DLC segue bastante a linha do game base original - Imagem: Square Enix

A jogabilidade é ótima, especialmente quando você encadeia alguns ataques diferentes e vê esses números de dano chegando aos milhares. É muito gratificante percorrer o campo de batalha, superando seus inimigos e superando multidões de criaturas alienígenas agressivas.

Mais equipamentos e armas

Worldslayer, além de novos mundos e uma nova história, traz uma série de novas armas e armaduras para você equipar e deixar o seu personagem com a sua cara. Todas as quatro classes receberam novos conjuntos de armaduras lendárias que vão além da boa aparência: elas elevam as habilidades para o próximo nível.

Worldslayer oferece inúmeros sets de equipamentos e armas - Imagem: Square Enix

Um é pouco, dois é bom e três seria demais? Não no caso de Worldslayer. A expansão do game permite que os jogadores adicionem um terceiro slot para os "mods" do personagem. Tudo isso, graças ao Apocalypse Gear, que deixam as coisas ainda mais interessantes.

Maior controle sobre a build do seu personagem

Uma das coisas mais interessantes de Outriders sempre foi a quantidade de coisas que ele permite fazer com a build do seu personagem. Em Worldslayer isso não é diferente.

Tenha mais controle sobre a build do seu personagem em Outriders Worldslayer - Imagem: Square Enix

As árvores de classe sempre permitiram que você ajustasse seu personagem com o estilo que melhor representasse o seu gameplay. Agora, com a árvore PAX, que é completamente separada das árvores principais, os jogadores podem usar pontos ganhos na própria DLC para aprimorar.

Ou seja, eles podem ser conseguidos ao progredir na expansão, elas não estão necessariamente atreladas ao nível do seu personagem.

Atingiu o nível máximo? Não tem problema

Falando em nível do personagem, um "problema" que muitos jogos orientados a nível de personagem é justamente o que acontece quando você chega no nível máximo. Em Worldslayer, os jogadores não vão enfrentar esse problema.

Com o modo Ascencion, que dá ao seu personagem uma progressão mesmo depois de atingir o nível 30. A partir desse ponto, o XP ganho será direcionado ao Ascension Level: e isso fornecerá Ascension Points, que podem ser gastos em atributos de Brutalidade, Resistência, Proeza e Anomalia.

Use o modo Ascension para progredir em Worldslayer mesmo tendo atingido o nível máximo - Imagem: Square Enix

Tá fácil? Conheça o Tier Apocalipse

Quem jogou Outriders sabe que o sistema de dificuldade do jogo é baseado nos chamados Tiers. Quanto maior o Tier escolhido, mais difícil será o jogo. Mas, não se engane: isso trará melhores oportunidades de loot.

Em Worldslayer agora existem os chamados "Apocalypse Tiers", que vão substituir os "Challenge Tiers" do game base. Isso impactará na dificuldade do jogo, nos loots e, claro, no endgame.

Isso basicamente dá aos players um novo controle sobre o jogo, permitindo que eles se adaptem melhor à dificuldade e às recompensas. E claro, caso achem que a experiência está muito difícil, é totalmente permitido voltar ao Tier anterior.

Melhorias no Endgame

Worldslayer foi totalmente projetado em cima dos conteúdos de Endgame. A história do game te leva à antiga cidade de Tarya Gratar, o berço da civilização PAX. É nela que você poderá encontrar o valioso item Trial of Tarya Gratar.

Ao completar o game, você poderá encontrar o item Trial of Tarya Gratar - Imagem: Square Enix

Mas e aí, Outriders Worldslayer vale a pena?

Desde seu lançamento, Outriders demonstrou que era realmente divertido. Melhor do que isso, jogar em grupo era mais divertido ainda. Ou seja, ele oferece um game de ação genuinamente divertido.

Somado com um mundo coeso e designs interessantes, a progressão de loots é o que dá a cereja do bolo na mecânica do game. Embora a história não seja o seu forte, o seu maior potencial sempre foi a mecânica.

A mecânica de looter shooter é a cereja do bolo de Outriders Worldslayer

E Worldslayer faz jus ao game base e nos traz uma aventura completamente diferenciada, renovada, mas que deu uma sobrevida ao game. Além de incentivas os jogadores a novos modos de dificuldade, o game também dá um gás para aqueles que não sabem o que fazer ao chegar no nível máximo.

Outriders Worldslayer dá uma sobrevida ao looter shooter - Imagem: Square Enix

Outriders Worldslayer é uma experiência para ser aproveitada de forma mais descontraída possível, mesmo que os desafios sejam completamente desafiadores. Ainda assim, ele será um game para divertir. Se esse é o seu objetivo e se você já curte o game base, a expansão vale realmente a pena!

Outriders Worldslayer está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Square Enix.