Sete anos depois do lançamento de OlliOlli2: Welcome to Olliwood (2015), OlliOlli World continua inovando o gênero de games de skate e traz consigo um refresco para a série.
Com uma arte estilizada, mapas intensos e um sistema de manobras desafiador OlliOlli World demonstra que, apesar de não ser um simulador de skate, sabe — e como sabe — ser desafiador.
Por isso, confira abaixo o que nossa equipe achou de OlliOlli World!
A história de OlliOlli World
A história e o mundo de OlliOlli World são vastos. E sua história é bastante simples, mas ainda assim, interessante. Em um mundo totalmente focado em skate, aquele que consegue se tornar um mestre em todas as habilidades de cada um dos mundos, se torna um Mago do Skate.
No momento, Chiffon é essa autoridade máxima do skate, mas ela está se aposentando e está em busca de um sucessor. E se você estava em dúvida, o sucessor é você mesmo.
O seu objetivo no game é atingir o que é chamado de Gnarvana, uma espécie de Nirvana do Skate. Ao atingi-lo, você poderá ser o substituto perfeito para Chiffon.
A arte de OlliOlli World
Para aqueles que já são velhos de guerra na série, sabem que o estilo padrão dela sempre foi focado no 2D. Talvez, o maior salto de 2015 para cá, foi justamente a transição entre 2D e 3D.
Mas, para manter a vibe do 2D ainda viva, o estúdio se utilizou de uma técnica chamada cell shading, que faz com que as texturas tenham um aspecto mais chapado, cartunesco, dando a impressão de que o 3D é 2D.
Isso dá uma melhor sensação de escala e dinamismo, ao mesmo tempo que não sacrifica uma característica marcante da época. E o resultado foi maravilhoso, especialmente porque dá pra ver traços de inspiração em desenhos animados, como Hora de Aventura.
Ou seja, toda a equipe de arte desempenhou um papel importante em demonstrar que, mesmo com o 3D, o 2D ainda continua vivo na série.
Cada uma das fases é absolutamente única e cumprem seu propósito. Não se trata apenas de ir da esquerda para a direta. Ao longo do jogo, você vai descobrindo que existem caminhos alternativos que tornam o fator de replay da fase ainda mais justo.
OlliOlliWorld mudou do 2D para o 3D e isso fez muito bem para a série.
E, com a transição do 2D para o 3D, agora não temos mais essa separação somente de baixo e cima; agora temos também frente e trás. Quer se arriscar mais e ganhar mais pontos? Tente as rotas radicais!
O que talvez deixou a desejar um pouco, quando o aspecto são as missões, são justamente as missões secundárias. Algumas delas são desinteressantes e atendem mais a um propósito completista do que agregam à história em si, que já é boa.
O gameplay de OlliOlli World
Ao mesmo tempo em que a arte brinda os jogadores e tenta ser um pouco mais arcade, OlliOlli World é um jogo técnico. É possível notar isso vendo não só a quantidade, mas também o nome de cada manobra sendo executada no canto esquerdo da tela.
Além do que já tinha na série em jogos anteriores, algumas novas manobras foram adicionadas, como wallslide, flips e grinds. Isso demonstra claramente o quanto cada manobra importa — especialmente, porque, nas fases de Desafio do Mike, é necessário fazer uma manobra específica para concluir o desafio.
Esse estilo de desafios e coletar itens por fases, lembra bastante Tony Hawk's Pro Skater, que recentemente brindou os fãs com uma versão completamente nova e com gráficos estonteantes.
Diferentemente dele e de outros jogos, como os da série Skate, por exemplo, OlliOlli World foca em uma ambientação que mistura skate e plataformas. Mas novamente, embora mais arcade, ele não é assim tão mais fácil.
OlliOlli World não é punitivo
E outro ponto positivo é que podemos dizer que o jogo é completamente acolhedor para quem não é hardcore. Ou seja, praticamente qualquer pessoa pode se divertir e concluir os níveis sem se preocupar em completar todos os desafios.
Para aqueles que gostam de um desafio, também vão encontrar: muitos dos desafios do Mike são realmente desafiadores, como desviar de itens, coletar todos eles, ou fazer manobras específicas em locais específicos.
Com isso, já deu para perceber que OlliOlli World tem um aspecto mais acolhedor ao mesmo tempo em que desafia aqueles que querem ir além.
OlliOlli World não está interessado em em te punir; ele está mais focado em recompensar o que você acerta.
Se você caiu no meio do caminho, mas passou por um checkpoint, não tem problema. Chiffon é capaz de levar você do ponto de queda até o ponto de checkpoint sem muitos problemas e continuar de lá.
As manobras de OlliOlli World
Sendo um fã assíduo de Tony Hawk e tentado a sorte com a série Skate, algo que mais prendeu minha atenção em OlliOlli World foi a fluidez das manobras.
Sabemos que, como o game tem um aspecto mais arcade, é de se esperar que as manobras sejam mais coreografadas e (em certos casos) impossíveis de serem realizadas na vida real.
No entanto, quão feliz fiquei ao perceber que todas as animações dos movimentos não só eram executadss com maestria, mas a transição entre elas é absolutamente perfeita.
Todos os controles são rápidos e absolutamente responsivos. Tudo é bastante fluido, e eu gostei muito disso.
Desafie outros jogadores
Com uma mecânica de pontos e desafios, é de se esperar que exista um placar de líderes e um ranking. Pois bem, baseado na sua pontuação, você pode desafiar outros jogadores e testar cada vez mais os seus limites.
Isso fica muito mais divertido à medida que você vai pegando mão das manobras. Quanto maior o combo, maior a recompensa!
Deixe o seu personagem do seu jeito!
Se você é daqueles que ama deixar o personagem dos jogos com a sua cara, eis uma boa notícia. O nível de customização do personagem em OlliOlli World é absurdo.
A variedade de opções é realmente impressionante. É possível ajustar praticamente tudo, desde o físico e roupas até os componentes do skate. Como se isso já não fosse legal o suficiente, também é possível configurar algumas animações.
Todo esse processo de customização não é visto só no gameplay, mas na interface também, o que faz com que o jogo realmente tenha um contato maior com os jogadores.
A customização de OlliOlli World é impressionante
É possível encontrar um avatar do jogador até no placar de ranking. Ou seja, isso não só aproxima o jogo dos jogadores, ele aproxima os jogadores de outros jogadores, e isso é muito legal.
Mas e aí, OlliOlli World vale a pena?
Como fã de um bom jogo de skate, eu fiquei bastante impressionado com o que vi. Não só os movimentos são fluidos e bem executados, mas é divertido — e o melhor de tudo: não é punitivo.
OlliOlli World é um dos poucos jogos que você consegue ver o cuidado que os desenvolvedores tiveram ao tentar trazer ao mesmo tempo jogadores casuais e hardcore.
Sendo assim, ele é capaz de desafiar aqueles que gostam de um bom desafio, ao mesmo tempo que não pune aqueles que não querem algo mais intenso. Só esse cuidado do pessoal da Roll7 já diz muito sobre o intuito do game.
Além disso, é importante ressaltar o salto que a série recebeu. Não só a arte ficou magnífica, mas todas as novas mecânicas deram uma sobrevida para a série. E antes fosse só isso, todas as novas adições agregam valor ao resultado visto.
E o nosso veredito não poderia ser diferente: se você gosta de jogos de temática de skate, dê uma chance para OlliOlli World. E o melhor de tudo, não importa se você é casual ou hardcore, o jogo irá atender perfeitamente ao seu estilo.
OlliOlli World foi gentilmente cedido pela Private Division para Xbox One para que eu pudesse me tornar um Mago do Skate.