Recebemos a mais nova linha de memórias de alto desempenho da Kingston, lançados sob o nome de Fury Beast, as memórias da marca prometem alto desempenho, design e estabilidade.

A Kingston é uma das marcas mais conhecidas e respeitadas no mercado de hardware, com uma base sólida de usuários ela lançou seu primeiro modelo de memórias voltadas para o público gamer após a venda da marca HyperX para a HP. A série Fury Beast e Fury Beast RGB, de baixo perfil, ou seja, a altura delas permite a instalação de coolers para memórias, Plug and Play, overclock automático e dissipador de calor, as memórias Kingston Fury Beast são de fácil instalação, basta inserir nos slots de memória da sua placa-mãe e ligar que o Windows já reconhece os módulos instalados, elas também contam com a  tecnologia XMP ( Extreme Memory Profile), tecnologia que faz as memórias trabalharem em frequências mais altas, dependendo do modelo da placa-mãe.
Os testes foram realizados com o kit de 16GB (2x8), de 2666Mhz Cl16 com RGB, Plug and Play e dissipador de calor, foram usados os software Sandra e CPUz, além dos jogos The Witcher 3, Shadow of Tomb Raider e Assassin’s Creed Valhalla, os critérios analisados foram largura de banda e latência.

Kit recebido pela Kingston Kit 16GB(2x8) DDR4 e SSD SATA 960GB A400 

Todos os testes foram realizados em Dual Channel.

Análise: Memória Ram Kingston Fury Beast

Largura de banda

A largura de banda ( Memory Brandwidth) é a capacidade de transferência de dados, isso significa que, quanto maior a largura de banda, mais dados são transmitidos. Os testes realizados  mostrou que as memórias Kingston Fury Beast transferem 23.24GB/s (Gigabyte por segundo), é uma taxa muito satisfatória e está acima das concorrentes.

Largura de banda memória Kingston Fury é de 23.24GB/s
Teste realizado no software Sandra

Latência

A latência de uma memória é a velocidade que as memórias respondem aos comandos do processador, ou seja, quanto menor mais rápidas serão as tarefas executadas pelo computador. Os testes realizados o tempo de resposta foi de 75.7ns (nanossegundos), o que é um valor bem considerável dentro das especificações das memórias testadas, lembrando que está em Dual Channel, ou seja, o processador está enviando duas instruções de 64 bits ao mesmo tempo.

Latência de 75.7ns memórias Fury Beast
Latência do kit de memórias Kingston Fury Beast

Jogos

Não é só a GPU quem faz o nosso jogo ter um bom desempenho, processador e memória ram são peças fundamentais para que não haja um "gargalo", quando uma peça tem bom desempenho mas fica limitado por componentes que não tem bom desempenho, em uma analogia menos abstrata é como ter o motor de uma Ferrari em um Fusca, o motor é potente mas a caixa de câmbio e todo o resto ainda é bem inferior. É ai que entram as memórias com altas velocidades de Clock.

The Witcher 3

O teste realizado em The Witcher 3 com todas as configurações no máximo manteve o game estável em 60FPS, vez ou outra caia um ou 2 frames, mas já foi um ganho relativo se comparado as memórias que estavam instaladas no PC de testes. The Witcher é um game de mundo aberto, então há muitas coisas acontecendo na tela ao mesmo tempo, necessitando de comunicação rápida e eficiente entre os comandos do processador, GPU e memória ram.

The Witcher 3 ultra
The Witcher 3 se manteve estável em 60fps 

Assassin's Creed Valhalla

Para testar a eficiência e ganho de FPS em jogos mais recentes, usamos o último Assassin's Creed lançado, por ser um jogo melhor otimizado a taxa de quadros por segundo foi significativa, chegando a média de 69FPS, o que garante estabilidade e fluidez durante o jogo

assassin's creed valhalla
Benchmark em Assassin's Creed Valhalla ficou em 69fps

Shadow of the Tomb Raider

O ultimo jogo usado para testes foi o game que fecha a trilogia do remake da franquia Tomb Raider, foi o único jogo utilizando a tecnologia de Ray Tracing.  Os resultados foram mais satisfatórios que nos games anteriores, mesmo com a qualidade gráfica no máximo e com os traçados de raios o ganho de performance salta aos olhos, mantendo uma média de 72FPS, mostrando mais uma vez a eficiência das memórias Kingstom Fury Beast.

Sistema de testes

Os testes foram realizados com as seguintes configurações:

configuração para testes CPU-Z

Mas e aí, vale a pena?

A Kingston é uma referência quando falamos em memória ram e armazenamentos, sua jornada no mercado marca mais de 30 anos e o resultado disso é mostrado nos testes de desempenho, as memórias Kingston Fury Beast RGB são precisas e eficientes, tanto em entrega e fluxo dados quanto na capacidade energética.

Memórias Fury em ação foto/Luciano Julio

Outro fator que atrai o produto é o RGB nas memórias, dá um toque especial ao computador. O único ponto negativo foi não ter encontrado para download o software para controlar o RGB das memórias, o Fury CTRL, há uma página inteira dedicada ao programa, porém não encontrei onde baixar.

As memórias já estão a venda tanto na KabuM! quanto na Amazon

Kit cedido gentilmente pela Kingston Brasil para a análise do produto.