Análise: Marvel's Midnight Suns vale a pena?
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Será que Marvel's Midnight Suns vale a pena? Esse ano tem sido bem interessante para a Marvel, especialmente no que diz respeito a jogos. Além das versões do Homem-Aranha chegando para PC, Marvel Snap teve uma boa aceitação com o público, o que rendeu uma série de indicações e prêmios no The Game Awards.
- Análise | Marvel's Spider-Man: Miles Morales (PC) vale a pena?
- Análise: Marvel's Spider-Man Remastered (PC) vale a pena?
Com Marvel's Midnight Suns não foi muito diferente. O game, desenvolvido pelo pessoal da Firaxis Games e publicado pela 2K, se utiliza de combate em turnos, semelhante à série XCOM — que não por coincidência, também é da mesma desenvolvedora.
Vendo por esse lado, o licenciamento de IP's para inseri-las mecânicas de outros jogos não tem sido algo novo na indústria. No entanto, acaba sendo algo novo quando se trata de grandes personagens realizando essas mecânicas, algo que não era visto há muito tempo.
Nesse cenário, fica a dúvida: será que Marvel's Midnight Suns acaba sendo um reflexo do que é XCOM e não consegue se reinventar mesmo no seu gênero? Será que o grande apelo com o público fará com que as pessoas desassociem os personagens já consolidados no cinema com outras mídias?
Enfim, é com essas perguntas que seguiremos com a nossa análise de Marvel's Midnight Suns. Abaixo, você pode conferir o que achamos do game.
A história de Midnght Suns
O Doutor Fausto da Hydra usa um toque de magia escura para trazer de volta à vida Lillith, a Mãe dos Demônios. Nos seis meses seguintes, uma estrela conhecida como Sol da Meia-Noite começa a se aproximar da Terra, desestabilizando a magia e todo o cosmo.
Isso também funciona como um presságio para o retorno do Deus Chthon. Percebendo toda essa movimentação na Magia, Doutor Estranho e Homem de Ferro buscam ajuda de diversos heróis e heroínas para impedir que a Hydra e Lillith tomem o poder.
É nesse meio tempo que você cria o seu personagem, chamado The Hunter, que poe ser tanto um caçador como uma caçadora. O único porém é que todo o seu background já é predefinido: você é filho ou filha de Lillith e você é uma das maiores chances de lidar com tamanha ameaça.
Nesse aspecto, Marvel's Midnight Sun, nome dado ao grupo composto por Zeladora, Blade, Niko Minoku, Magia e o Motoqueiro Fantasma, é um dos que pode ajudar Doutor Estranho e Homem de Ferro nessa empreitada.
E verdade seja dita, o game não precisa de muito mais do que isso, quando se trata de termos de histórias. O Universo da Marvel é altamente preenchível e denso nesse aspecto. Basta apens que os personagens estejam lá, interajam bem, que todo o resto acaba se fazendo coeso.
Não vivendo da sombra do XCOM
Embora Marvel's Midnight Suns seja inspirado na mecânica de XCOM e o legado do título esteja enraizado nas mecânicas principais, ainda assim, o game é completamente é diferente do outro.
Todo o combate é guiado por cartas como habilidades, além de oferecer diferentes ações de acordo com o perfil dos personagens. Quando acabam as movimentações pelo cenário, os jogadores podem usar o medidor de "Heroísmo" para usar itens e continuar a luta, dando a sensação de poder característica de super-heróis.
Outra mecânica legal e difícil de dominar é a de "Amizades". Nela, o jogo fo bem feliz, porque criar afinidades pode ser algo extremamente útil para o gameplay, mas é algo que não dá pra ser feita de forma tão simples.
Dependendo das suas ações e interações, você acumulará pontos positivos ou negativos, que poderão fazer os níveis de amizade aumentar ou diminuir durante p game.
Nesse caso, é importante ter cuidado e escolher as respostas mais alinhadas com a personalidade daqueles que você quer virar amigo. Nem todo mundo vai concordar com você sempre, mas isso não significa que você não possa achar um meio termo.
Gráficos não tão avançados; foco na diversão
Marvel's Midnight Suns não tem gráficos muito avançados para a geração atual, mas jogar essa informação assim, ao léu, pode dar a falsa impressão de que estou sendo injusto.
Ao jogar Marvel's Midnight Suns, minha intenção não era ver um Tony Stark parecido com o Robert Downey Jr ou o Doutor Estranho parecido com o Benedict Cumberbatch.
Então, eu achei bem legal que o maior foco do game não foi em virar a sombra do Universo Cinematográfico Marvel, ms sim em algo mais cartunesco e que fosse ao mesmo tempo ousado e divertido.
Fato é que Marvel's Midnight Suns ousa em sair da sombra do cinema e focar somente nos personagens e todo o seu background focado nos quadrinhos. Portanto, se você estava esperando ver algum personagem parecido com algum ator ou atriz, é melhor suprimir essas expectativas.
E verdade seja dita, viver da sombra do cinema pode realmente capar criativamente os artistas e toda a direção de arte. É legal que os atores tenham cumprido bem o seu papel, mas os personagens são maiores que os atores que os interpretam.
Sendo assim, é legal que Marvel's Midnight Suns não seja sombra de XCOM nem muito menos do MCU.
Marvel's Midnight Suns vale a pena?
O MCU é grandioso, mas devemos colocar as cartas na mesa: o universo dos quadrinhos é muito maior, e não está travado por questões contratuais que amarram personagem x a uma empresa y.
O bom disso é que podemos ter X-Men, Vingadores e até mesmo personagens de outras empresas tipo Blade sem amarras alguma; tudo inserido de forma coesa no universo da Marvel.
E isso é um ponto extremamente positivo, porque, como disse acima, os personagens são maiores que os seus atores, mesmo que eles sejam muito bons. Nesse aspecto, Marvel's Midnight Suns cria seu próprio universo sem amarras contratuais e é aí que mora a beleza do título.
Outro fato legal acontece na Abadia, onde as interações entre os heróis podem ser percebidas com mais intensidade. É legal ver a relação entre eles, e até mesmo falas sobre o background e outras referências engraçadas.
Marvel's Midnight Suns se esforça em tornar sua experiência cada vez mais divrtida
Sendo assim, os desenvolvedores acertaram em diversos aspectos em conseguir agradar os fãs dos personagens, além de trazer uma história dos heróis da Marvel que seja coesa, cheia de interações e sem amarras contratuais.
Além disso, o sistema de combate está completamente coeso, divertido e responsivo, o que gera uma grande satisfação quando as ações são bem amarradas e feitas.
A análise de Marvel's Midnight Suns foi feita com uma cópia de Xbox Series X gentilmente cedida pela 2k.