Análise: Máquinas Mortais sem Spoilers

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Máquinas Mortais (Mortal Engines), filme dos mesmos criadores de Senhor dos Anéis (Trilogia) e O Hobbit (Trilogia), vem Máquinas Mortais, um filme pós apocalíptico com uma temática meio #steampunk meio Mad Max.

Hester Shaw (Hera Hilmar) - olhando Londres

Direção

Dirigido por Christian Rivers e roteiro de Philippa Boyens e Fran Walsh as mentes por trás dos clássicos do cinema Senhor dos Anéis (Trilogia) e O Hobbit (Trilogia), trazem um filme de temática complexa uma mistura de Mad Max com Steampunk no mundo pos apocaliptico.

As cenas e os planos de sequências são bem arquitetados e funcionam muito bem, alguns lembram batalhas do LOTR e Hobbit, porém às vezes se perdem em detalhes, deixando você à deriva na paisagem estonteante da tecnológica Londres.

Direção de Arte e Figurino

O figurino dos personagens não são marcantes, para um filme cujo os trailers iniciais chamavam a atenção steampunk os personagens em si, utilizam um figurino classicista londrino dos anos 50-70, com alguns realces da cultura steampunk.

Os acessórios, em si são magníficos, e intrigantes, com detalhes marcantes e que a direção faz muito bem em realçar, as armas, lunetas e pequenos acessórios das roupas são algo a ser considerado.

O contraste do figurino no meio, e OK, mas a discrepancia entre a tecnologia e os realces deveriam ser mais conectados, eles realmente ficaram muito simples.

Efeitos Especiais

Londres

Pelo filme ser baseado num cenário pós apocalíptico e com foco nas cidades o CGI é magnífico, seu foco nas máquinas, aviões, e batalhas são bem detalhados, mas as vezes o foco é tanto em certos detalhes minimalistas que te desprende da historia, fazendo você viajar na paisagem tecnológica!  

Em contraponto, durante perseguições, os detalhes e a mecânica apresentada na movimentação das partes da cidades, e veículos são bem trabalhadas e se você é um amante desse meio, você também vai gostar.

Ficha Técnica

Apesar de um grande nome como Hugo Weaving ser uma das estrelas do filme sua atuação não chama tanto a atenção, fazendo personagens coadjuvantes se ressaltar em cenas em que ele aparece!

Já a atuação de atores mais novos como Hera, Robert e Leila são bem concisa e te trazem para onde a história está lhe guiando

  • Hera Hilmar (Vanessa de Da Vinci's Demons 2013-2015) como Hester Shaw
  • Robert Sheehan como Tom Natsworthy
  • Hugo Weaving (Elrond de LOFT e Hobbit) como Thaddeus Valentine
  • Jihae (Hana Seung de Mars 2016-2018) como Anna Fang
  • Leila George como Katherine Valentine

Vale a pena ou não?

É um filme divertido com efeitos especiais e detalhes magníficos para amantes do gênero steampunk e pós apocalíptico tipo Mad Max, mas deixa muita ponta solta, algumas explicações são bem raras e o plot é muito, mas muito previsível.

Apesar de todos problemas, eu gostei, devido a temática complexa de se criar e reproduzir o visual, assistirei novamente em Blu Ray para focar mais nas artes e detalhes, mas não seria um LOFT que eu iria no cinema todas as vezes que fosse exibido!