Análise Lost Judgment: The Kaito Files DLC

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Lançado em setembro de 2021, Lost Judgment foi um uma grande surpresa para os fãs e sofreu grandes melhorias em relação ao game anterior. Com a DLC The Kaito Files, não seria diferente.

A franquia Judgment foi uma excelente surpresa para os fãs de jogos dos jogos Yakuza. Embora Lost Judgment não se trate diretamente dessa temática nem utilize nenhum personagem memorável da franquia, é inegável o legado que o game agrega, além das localidades mais conhecidas dos fãs, como Kamurocho.

Em vez de jogarmos com Takayuki Yagami, jogamos com seu fiel companheiro, Masaharu Kaito. Será que isso é o suficiente para trazer uma história envolvente, nos moldes desse estilo de jogo? Será que Kaito consegue se sustentar como um protagonista? Confira abaixo a nossa análise!

Uma temática mais sombria do que o habitual

Mesmo nos jogos tradicionais, Kaito sempre foi o tipo de cara que ouvia mais o seu coração do que a cabeça — ou seja, impulsivo e capaz de buscar justiça a qualquer custo.

Embora não seja um detetive nato, como Tak, isso é o que torna um personagem tão interessante e que vale sim, seu ponto de destaque como protagonista. E, como a história se passa algum tempo após os eventos finais de Lost Judgment, se você ainda não terminou o game, é melhor que dê um foco nisso.

The Kaito Files possui uma temática mais sombria que outros jogos da franquia - Imagem: SEGA

Os eventos da DLC fazem com que Kaito chegue em um caso completamente novo que vai desenterrar temas densos e completamente desconfortáveis do seu passado. Embora os jogos da Ryu Ga Gotoku Studio abordem de elementos complexos e densos, talvez esses sejam uns dos maiores em uma trama principal.

Mas, diferentemente da história principal, The Kaito Files é bem mais curta e em um ritmo que eu considerei bem melhor de acompanhar. Às vezes, Lost Judgment dava muitas voltas para não concluir muita coisa — mas isso sem perder sempre o seu charme.

O estilo de combate de Kaito

Apesar de pensar sempre com a emoção em vez da razão, como Kaito é um ex-Yakuza, isso reflete muito em seu estilo de combate. Como ele não é imprudente, isso contribui muito para que algumas batalhas deem um certo trabalho, em um estilo mais positivo.

Nesse ponto, a DLC demonstra que oferece encontros ainda melhores e mais aprimorados que a série Judgment já ofereceu até agora. E isso é muito bom, porque, além da alta carga emocional das histórias, o que eu espero ao jogar um jogo desse estilo é que ele tenha um combate primoroso.

O estilo de luta de Kaito é bastante envolvente e te move - Imagem: SEGA

Outro ponto legal a ser considerado é que, nesse aspecto, a RGG Studio nunca falhou: todo personagem possui sempre uma árvore própria de habilidades e um estilo completamente diferente um do outro. Com Kaito não poderia ser diferente.

Seus estilos de luta lembram, de certa forma, o Dragão de Dojima, Kiryu, nos jogos anteriores, mas eles ainda assim são diferentes o suficiente para darem o estilo e a individualidade que Kaito merece. Os veteranos da série verão que o estilo Beast  se parece bastante com o apresentado em Yakuza 0.

Além disso, ele possui uma mecânica de identificação de colecionáveis pelo cenário usando a visão ou o cheiro. Parece atípico, mas vai por mim, dentro do game, isso funciona bastante.

Não se engane, você ainda é um detetive

Embora o game tenha muita ação, as investigações, assim como vimos no evento principal de Lost Judgment, não estão ausentes. Afinal, você é um detetive e precisa, às vezes, encontrar pistas usando toda uma mecânica de investigação contida na série.

Ainda há muita investigação no game - Imagem: SEGA

Há quem desgoste desse enfoque, mas eu confesso que eu gosto. Dá uma quebrada na intensidade de lutas e encontros que os games costumam apresentar.

Mas e aí, The Kaito Files vale a pena?

Como fã de carteirinha da série Yakuza, é inegável que Lost Judgment me fisgou logo de cara. Toda a carga dramática, combate e ambientação continuam impecáveis e primorosos, como sempre estiveram.

The Kaito Files é um deleite para os fãs de Yakuza - Imagem: SEGA

The Kaito Files segue essa mesma linha e, mesmo sendo uma DLC, ele é uma excelente experiência para aqueles que, assim como eu, estavam com saudade de andar em Kamurocho nos tempos mais atuais. Sua duração mais curta permite uma experiência mais intensa e vívida, com menos voltas no enredo.

The Kaito Files é um deleite para os fãs de Yakuza

Mas, verdade seja dita, Kaito tem seu carisma e merece sim, seu espaço como protagonista em uma história tão intensa e, de certa forma, tão sua. Os fãs de Yakuza e os fãs de Judgment tem mais um excelente material em mãos.

Lost Judgment: The Kaito Files está disponível para PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela SEGA.