Análise: Horizon Forbidden West mais profundo que parece
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Desde seu anuncio em 2020 Horizon Forbidden West foi um dos jogos mais esperados para Playstation 5 (PS5) ainda mais por ser um exclusivo inicialmente. Este grande titulo da Guerrilla Games em parceria com a Playstation agradou seus fãs e a critica de uma maneira em geral, porem ainda a muita critica sobre o titulo.
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Sendo o segundo título que joguei no PS5, colocando mais de 110 horas no gameplay, sendo o primeiro titulo Death Stranding Director's Cut que roda na mesma Engine.
Abaixo, você pode conferir o que achamos de Horizon Forbidden West
Livre mas nem tanto
Horizon Forbidden West como muitos jogos destes últimos anos diferente de seu antecessor Horizon Zero Dawn nos traz um mapa aberto praticamente sem limitações sobre a ordem que você pode executar as missões principais, secundarias e alternativas.
Porem nem tudo são flores, para limitar que o jogador vá muito além do esperado no caminho tradicional alguns itens são bloqueadores e essenciais para completar missões secundarias e alternativas. Eles são:
- Diving Mask (Mascara de Mergulho)
- Vine Cutter (Curtador de Vinha) para as "flores de metal"
- The Igniter (O Ignitor) para as "flores vermelhas"
Ate você obter esses 3 itens através das missões principais praticamente seus esforços nas missões secundarias serão um pouco frustrantes.
Pequena mudança nas batalhas.
Outro ponto que é muito importante é que durante as batalhas, mudou um pouco, ficando relativamente mais fácil, porém requer um pouco de treino para que você fique eficiente.
Em Zero Dawn, atirar na cabeça e nas partes vulneráveis faziam uma diferença absurda, já em Forbidden West algumas mudanças foram feitas que pode frustar o jogador se ele acabou de re-jogar Zero Dawn então fique atento para.
- remover parte das maquinas, garante mais dano.
- cobrir a maquina com o elemento de fraqueza, e causar dano continuou reduz drasticamente tempo de batalha.
- Ataque "melee" são somente super efetivo contra humanos, não importa sua arvore de especialização.
- Utilizar a arma do inimigo contra ele faz uma diferença absurda, elas estão muito mais poderosas.
A arvore de batalha lhe garante habilidades especiais divididas em duas categorias, porém não influencia 100% na sua jogabilidade, tendo espaço para completar toda a arvore atingindo seu level máximo.
- As Ativadas são as que você precisa para melhorar seu game play, eu particularmente fui para especificas de "range" que me permitia danos melhores com o arco e flecha, mas habilidades como Nora Warrior, Aerial Slash/Jump-off fazem diferença no mano a mano.
- As Active Valor lhe dão durante um período curto uma habilidade especial que pode aumentar seu poder de ataque ou defesa ou lhe dar algum outro bonus, entre estas eu fui com a primeira do arco, pois achei que Stealth Stalker era muito absurdamente boa para ser usada num gameplay no modo normal, pois e OP.
Grind, Grind, Grind...
Diferente também de seu antecessor Zero Dawn, Forbiden West traz um novo método de crafting e upgrade para seus itens e armas. Neste método você precisa de partes extremamente especificas de maquinas que devem ser removidas antes da maquina ser destruída e para as bolsas você precisa de partes de animais.
Então para melhorar seu equipamento para seu potencial máximo você precisa fazer gastar algumas horas na caca seja de partes de maquina ou partes de animais para poder ganhar +5 flechas ou aquele slot querido para os suas bobinas (coil) de modificação.
Outro coisa muito importante e que os itens lendários agora requerem que você faca os "training grounds" onde você caca maquinas, para em um momento do jogo você poder trocar por armas e roupas lendárias, o que existe mais grinding.
E a quantidade de itens lendários que são gratificados pra você durante o game play e bem mínima, porém os "muito raro" são relativamente satisfatórios.
Imersão dos personagens, plot e desenvolvimento da historia
Durante as missões principais, missões secundarias e alternativas são abertas que estão ligadas com as missões principais mas não de uma maneira bloqueadora, no entanto essas missões o guiam para partes do mapa que permitem explorar o Lore do Forbidden West e conhecer mais sobre as tribos como Tenakth sua relação com as Red Raid (de Zero Dawn) e mais sobre os Carja e Oseram.
O jogo também recompensa se você a fazer missão por missão, pois cada vez que você entrega uma missão um dialogo diferente pode ser, que trazem muitos diálogos integrantes, profundos e engraçados.
Muitos NPCs são cativantes de uma maneira fora do comum deixando a desejar mais missões com eles, e alguns são muitas vezes irrelevantes, que poderiam ser aproveitado melhor.
Então deixo aqui a recomendação para ler as notas, ouvir os áudios, ver os hologramas e esgotar as opções de dialogo com cada NPC.
Outra coisa bem legal são que as cores de roupas e pinturas que você pode aplicar na Aloy são persistentes durante as cenas, o que da muito carácter para o tipo de personagem que você esta jogando.
A historia principal se mantem muito bem deixando oculto os pontos necessários para serem descobertos no momento certo o que e muito bom não importa quantas missões secundarias e alternativas você faca.
O apego pelos NPCs companheiros se desenvolve muito bem também mas para serem extremamente especiais, você fazer as missões secundarias e alternativas, mas na linha principal a consistência do personagem e a profundidade dos diálogos são satisfatórios não deixando, mas deixam um pouco a desejar.
A personalidade dos personagens também são muito bem moldadas em torno do Lore da tribo que eles fazem parte, o que garantem uma diversidade incrível.
Outro ponto bem interessante são os focos nas minorias e problemas sociais que são apresentados no jogo, como o veganismo, o preconceito, a deficiência física e pontos maiores como o abuso de corporações, a megalomania de empresários e corporações e o abuso de poder.
As missões principais possuem caminhos bem elaborados que tentam explorar o máximo do potencial de Aloy, porem o jogo brilha muito nas missões secundarias e alternativas. Nessas as habilidades de Aloy e do jogador são levadas a um outro nível com puzzles interessantes.
O poder de observação do jogador também e bastante levado em consideração quando se trata da parte aquática do jogo que e bem bonita, porém possui um grave problema em cavernas - a iluminação azul - que dependendo da sua configuração chega ser desnorteante.
Antes do primeiro Patch para o jogo após seu lançamento também houve alguns problemas que você poderia enfrentar que causavam você ficar preso, e eu passei por alguns desses inclusive, mas nada extremamente grave.
Outro ponto gratificante e que o "fast travel" e realmente fast, então e você pode sem querer aparecer no meio de uma batalha aleatória então fique esperto. Após 1 rodada no mapa para achar as fogueiras, eu usei pelo menos uns 200 fast travel para fazer o que eu precisava.
Platinar ou nao platinar eis a questão?
E possível platinar esse jogo com 83% aproximadamente de seu conteúdo completo, então vá em frente, só lembre de fazer o scan do chefe final :)
A chuva de 0 no metacritic
Usuários do mundo estão reclamando dando 0 Metacritic trazendo a nota do jogo para baixo com os principais reclamações sendo.
- A câmera não e centralizada.
- A exaltação das minorias e do poder feminino deixou os preconceituosos desnorteados
- Existe uma tribo vegetariana.
- Novo modelo do combate
- Modo performance não e tao bonito quanto modo gráfico quando rodando em 60fps e 30fps.
- Não foi lançado para PC mesmo sabendo que a Engine permite.
Alguns reclamaram dos bugs que poderiam bloquear o progresso e foram corrigido então não adicionei na lista.
Horizon Forbidden West PlayStation 5. Esta análise não foi feita com uma cópia cedida pela Playstation/Guerrilla Games.