Análise: Grid Legends é o simcade que a gente gosta
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
A Codemasters já deixou claro que ela faz com maestria a maioria dos games de corrida que temos aí. Desde os mais hardcore e do tipo sim racing no core até os mais arcades. É com esse histórico que nos deparamos com Grid Legends.
Com uma das franquias mais populares do gênero, Grid vem com uma promessa para os fãs; mas será que ele conseguiu agradar gregos e troianos? Digo, aqueles que são adeptos de games de automobilismo ao mesmo tempo que aqueles querem uma experiência mais tranquila e arcade?
Abaixo, você pode conferir o que achamos de Grid Legends!
Dirigindo para a glória
Bom, todo jogo de corrida precisa não só ter pistas, mas uma enorme diversidade de pistas e veículos; e, para começo de conversa, Grid possui 130 pistas, muitas delas inspiradas na vida real, mais de 100 veículos de diferentes modalidades de corrida.
Assim como a maioria dos games de esporte, Grid Legends também conta com um modo história e até a possibilidade de construir suas próprias pistas e jogar com amigos no chamado Race Creator.
Modo história?
É, você não leu errado: sem dúvidas o modo história Driven to Glory pode ser a primeira parada dos jogadores dispostos a ingressar no universo, independente se são fãs da série de longa data ou não. Se você está achando o nome familiar com o documentário Drive to Survive (documentário sobre Formula 1 da Netflix), não está muito enganado não.
É fato que esse tipo de abordagem não é nova, já que já encontramos isso em Braking Point F1 2021 (o modo história do Formula 1 2021). No entanto, o gosto que fica é de quero mais, e talvez pudesse ter sido melhor explorado. Confesso que fiquei esperando um pouco mais.
Embora seja possível engajar no modo história por pouco mais que 10 horas, ele é só um incentivo para o que importa de verdade: desbloquear veículos. Ao progredir na carreira, você poderá ganhar mais XP e pegar no volante de todos os carros que o game tem, além juntamente com suas atualizações.
E ainda há muito o que fazer no single-player, como o citado Race Creator, no qual você pode criar suas próprias pistas e correr nelas. Isso sem dúvida é uma mecânica bem-vinda para aqueles que pensam como poderiam aprimorar um circuito ou querem testar suas ideias.
Cara de um, chassi do outro
Se você jogou Grid 2019, talvez se depare com algumas mecânicas similares no Legends. Mas isso não é um problema, já que a Codemasters não só refinou alguns itens e gráficos, como realmente aprimorou a mecânica.
Mas, diferentemente do título anterior, Grid Legends tenta focar ainda mais no realismo já presente no título, só que expandindo alguns conceitos. Isso, inclusive, será o tema do próximo tópico.
O arcade (ou seria simcade?) que a gente gosta
Não cabe a nós fomentar um debate sobre um jogo ser simulador ou arcade, a internet já fez isso e, francamente, já cansou. Entre os fãs de jogos de corrida, alguns jogos não são hardcore o suficiente para serem taxados de simuladores, mas eles também não são um Need for Speed da vida.
Portanto, a gente fica com o termo simcade, que é o meio termo entre o arcade e o simulador. Isso porque Grid tenta trazer algumas configurações mais avançadas de um simulador de corrida, mas está longe de ser um simulador.
Então, como balancear isso? Grid Legends mantém o estilo arcade, mas sem perder a dinâmica que define cada uma das "Classes" de veículos. Assim, você precisa dominar o controle do voltante para diferentes pistas e circuitos, sem parecer que a corrida sinta sempre a mesma.
Outra coisa legal é que, dependendo das suas habilidades e do nível de dificuldade, você pode experienciar impactos e danos físicos mais próximos do real no carro. E, desde Dirty 5 já vimos que a aposta gráfica para a nova geração está alta, então, para Grid Legends isso não seria diferente.
Auxílios são legais e ajudam os iniciantes à modalidade, mas talvez, sem dúvidas, para experimentar tudo o que Grid tem a oferecer, é justamente desativá-los. Eu sou uma negação com jogos de corrida, mas entendo completamente a sensação.
Grid Legends é a junção perfeita entre o arcade e o simulador
Não se engane, vai demorar um certo tempo para você descobrir exatamente como cada veículo deve ser guiado na pista. Mas, depois que você tiver a maestria de fazer isso, sem dúvidas estará preparados para os novos desafios do game.
Aprimoramento de IA
Uma coisa que sempre me incomodou em alguns jogos da Codemasters, como no próprio Dirty 5, é como a IA é, de certa forma, scriptada.
O que eu quero dizer com isso é que muitas corridas tinham inícios ou similares. Não era difícil reparar que no início da terceira volta você sabia que ia ter um cara saindo do buraco do infinito (para não dizer outro lugar) e conseguiria um boost quase impossível para te passar e dar um gás extra.
Isso sempre me incomodou, para ser sincero. Esperava uma IA mais responsiva e menos previsível, ainda mais porque o fator de replay de muitas corrida é alto. Então já saber o que vai acontecer fica meio chato.
Amigo ou inimigo oculto?
O bom e velho sistema Nemesis ainda está lá. Isso significa que se você for um menino levado com alguma IA, ela vai se tornar seu Nêmesis e tentar atrapalhar sua trajetória sempre que possível.
Isso, de certa forma, cria um plus para a corrida, além do simplesmente ultrapassar e vencer. Se você atrapalhar um piloto, ele é "uma pessoa" e ficará chateado ou irritado com isso. Novamente, o game tentando trazer o sentimento de realidade e dinamismo às corridas.
Mas e aí, Grid Legends vale a pena?
Grid Legends é uma evolução da edição de 2019, com mais dinamismo e realismo, embora talvez os fãs de simuladores esperassem mais opções. Ainda assim, ele consegue ser um bom meio termo entre um simulador e um arcade (sendo, portanto, um excelente simcade).
E não há nada de errado com isso. Desde que você tenha esse fato em mente, não há absolutamente nenhuma chance de você acabar se desapontado com Grid Legends.
Grid Legends está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S e Microsoft Windows. Esta análise foi feita usando uma cópia cedida pela Eletronis Arts.