Análise Gran Turismo 7: de volta às raízes

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Apesar de fazer quase cinco anos desde o lançamento de Gran Turismo Sport em 2017, é bizarro pensar que também já fazem quase 10 anos desde o lançamento de Gran Turismo 6 em 2013. E é com esse histórico que somos brindados com o lançamento de Gran Turismo 7.

O título "O verdadeiro simulador de corrida" pode ser um tanto quanto ousado, especialmente porque existe uma discussão acalorada na internet sobre o que é simulador e o que é jogo.

Mas é fato que o Gran Turismo 7 é um grato retorno à raízes da franquia de corrida tão querida dos fãs do PlayStation. Não só em termos de homenagem e celebrando seus 25 anos de história. Gran Turismo 7 é aquele jogo que é tão fidedigno, que parece ser real.

Gran Turismo 7 e os visuais estonteantes

Embora seja um jogo de corrida e a gente queira ver carros, um cenário perfeito dá todo o tchan de uma corrida bem simulada e imersiva. E, como fizemos a essa análise em um PlayStation 5, podemos garantir que o gráfico está impecável.

Não só o 4k, mas o ray tracing são de cair o queixo. Os materiais são bem ajustados, dando aquela sensação de que você está dentro da corrida.

- Imagem: Polyphony Digital

Outra coisa bonita de se ver em Gran Turismo 7 é a mudança climática não só em tempo real, mas em trechos diferentes da pista. E tudo isso alinhado ao sistema meteorológico da região, o que torna cada corrida ainda mais única.

Outro ponto legal é que até mesmo as poças de água acumuladas da chuva ficarão concentradas onde esse evento acontece na versão real da pista. Como alguns trechos podem ter mais chuva que outros, é um ponto a ficar atento para evitar a aquaplanagem.

Novos modos

GT7 traz uma novidades que são bem-vindas à série, como incluis NPCs nos modos de jogos. Já no modo Music Rally, um modo mais "arcade" digamos assim, você pode testar a velocidade dos carros enquanto ouve uma série de músicas cronometradas.

Esse modo não é muito inovador, admito, mas mas serve como mais um exemplo de como Gran Turismo 7 está tentando chamar novos públicos para o game, explorando novas experiências que não são tão simuladoras assim.

Além de que essa pode ser uma excelente porta de entrada para conhecer novos modelos de carro e testá-los sem compromisso de entrar em uma corrida profissional.

Um simulador para todos os gostos

Não importa se você já um fã de longa data da franquia, um aspirante a piloto ou apenas fã de uma corrida casual, Gran Turismo 7 é bastante acolhedor e consegue agradar gregos e troianos.

Isso é muito bom, já que muitos vão querer sentir a real experiência da direção, ao passo que alguns vão querer experienciar apenas uma aventura relaxante em meio a corridas em alta velocidade.

A cada passo na progressão do game, você tem a certeza de que Gran Turismo 7 faz o seu melhor para que os jogadores se sintam bem-vindos em vez de alienados. Considerando a indústria de sim racing ou de simuladores em geral, essa pode ser uma tarefa nada fácil.

Nas primeiras horas, seu gameplay estará centrado no Café central, misturando uma espécie de campanha e alguns tutoriais que vão ser úteis pra frente.  Mas GT7 faz seu dever de casa.

Entre e tome um café, a casa é sua - Imagem: Polyphony Digital

Embora as missões do menu guiem pilotos mais novos, os jogadores mais experientes podem ir para onde quiserem, participar de corridas, copas e torneios como bem entenderem.

Isso faz com que os novos jogadores se sintam acolhidos, ao mesmo tempo em que os veteranos podem aprimorar ainda mais as suas habilidades. E não se engane, mesmo se você não é veterano, a progressão de GT7 é tão suave, que logo logo você estará fazendo ajustes milimétricos de tração, o melhor jogo de pneus para cada tipo de pista e o melhor, acumulando pilhas de dinheiros para comprar mais carros.

O sistema de progressão pode parecer complexo, mas é bastante fluido - Imagem: Polyphony Digital

E isso é tão bem feito, que você não só ganha dinheiro e sobe de nível, também ganha presentes aleatórios por cumprir as missões diárias, que, em suma, consistem em dirigir uma certa quilometragem por dia. Tudo isso incentiva o jogador a treinar mais e mais.

À medida que você vai avançando pelo café, irá abrindo novas lojas, concessionária para veículos novos e até mesmo de carros antigos. Também é possível fazer reparos e tunagem, comprar e equipar novas peças nos seus veículos favoritos.

Tá, mas e os carros?

Gran Turismo 7 não está para brincadeira, ele ostenta, até hoje, a maior coleção de carros do tipo GT: são mais de 400, além de 90 pistas. Isso dá a sensação de que ainda há muito para explorar e o gostinho que dá é de dirigir cada um deles, para uma sensação única atrás do volante.

A vontade é de dirigir cada um dos 400 carros únicos - Imagem: Polyphony Digital

Gran Turismo não é somente um ode às corridas em si, ele é um ode à indústria automobilística. É nítido o carinho imposto pela Polyphony Digital, ao adicionar até mesmo a história dos veículos, além de permitir ajustes tão mínimos, que só um apaixonado por carros conseguiria.

É nítido o carinho imposto depositado em Gran Turismo 7 pela Polyphony Digital

Acho que é isso que separa Gran Turismo 7 de outros títulos do gênero, como Forza Motorsport ou Grid e Assetto Corsa. Há um amor pelo colecionismo e pela história do automobilismo. GT7 se torna quase um atlas com tamanha gama de informação.

Isso fica evidente com o modo Museu, que fornece uma visão histórica aprofundada de alguns dos maiores fabricantes de todos os tempos. Pode-se perder horas nesse modo lendo cada informação minuciosamente adicionada ali.

O modo Museu é uma das coisas mais legais no game - Imagem: Polyphony Digital

Os carros parecem e soam exatamente como seus homólogos, o que é bem legal de jogar com fone de ouvido, ou quem sabe usando o PSVR 2 no futuro? Tudo isso indica a imersão e, novamente, o carinho depositado em cada parte do game.

Customização aprimorada

Como se a disponibilidade de carros não fosse vasta, o processo de customização também é amplo e foi aprimorado. Sendo assim, modificar o carro faz parte da mecânica de ajustá-lo a diferentes ambientes, bem como deixá-lo com a sua cara.

Customize tudo que puder no seu carro - Imagem: Polyphony Digital

E não para por aí, antes da corrida é possível ajustar a relação de marchas, taxa de compressão das suspensões, altura do carro, ângulo da cambeagem, aerodinâmica e muito mais. Ou seja, o senso de controle é o maior possível, dando a você a chance de testar todos esses controles e pistas, carros ou modalidades de corrida diferentes.

A cara da nova geração

Para a nova geração, GT7 faz um trabalho extremamente gratificante. Enquanto muitos fãs hardcore do sim racing não concordem com a direção usando o controle, há de se dar um braço a torcer.

Não é novidade que o PS5 possui os chamados controles hápticos do DualSense — oferecendo diferentes emoções sensoriais através do tato. Assim, é possível sentir a aceleração e frenagem pela força exercida em cada gatilho.

Gran Turismo 7 deixa claro que tem a cara da nova geração - Imagem: Polyphony Digital

Além disso, todo o áudio da torcida é disponibilizado pelo controle, para dar a sensação de que você está imerso no mundo do game. Com o áudio 3D, é possível ter uma boa noção espacial de onde estão veículos rivais à medida que eles vão se aproximando de você.

O modo online

O multiplayer não é desbloqueado até que você tenha feito cerca de dez missões do GT Café. Então, aqueles que esperam jogar o multiplayer local (com tela dividida) ou online logo de cara podem ficar um pouco frustrados, já que os recursos não estão disponíveis imediatamente. Mas vai por mim, vale a pena reservar um tempo para se dedicar a elas.

Mas o modo online supera as expectativas. Os lobbies e o Sport Mode do GT Sport estão de volta, mas ele expande esses conceitos. É possível não apenas ver as corridas online de outros jogadores, como compartilhar pinturas personalizadas dos seus carros com outros jogadores. Tudo isso ajuda a construir uma comunidade ainda mais engajada em temas de automobilismo.

Mas e aí, Gran Turismo 7 vale a pena?

Com o perdão da piada, a franquia já tem 25 anos de estrada, e é bom que Gran Turismo 7 volte às raízes e demonstre o porquê de ser chamado de o verdadeiro simulador de direção.

Fãs da franquia, principalmente aqueles que se sentiram um pouco desapontados com o multiplayer de Gran Turismo Sport, certamente terão uma boa experiência. De uma forma ou de outra, GT7

Apesar de não dar grandes passos rumo à inovação, acho que isso não impacta negativamente a experiência. Temos a inclusão de novos modos e o aprimoramento de modos já extremamente divertidos em títulos anteriores, fora uma abertura a fãs mais arcades sem comprometer o gosto dos fãs mais hardcore.

Gran Turismo 7 é um ode ao automobilismo - Imagem: Polyphony Digital

Se isso não é acertar, não há mais o que ser dito. Gran Turismo 7 é, definitivamente um ode aos fãs de carros e ao automobilismo, especialmente à história do automobilismo. O amor e o carinho dedicado por profissionais torna esse jogo especial.

Gran Turismo 7 está disponível exclusivamente para PlayStation 4 e PlayStation 5. Este review foi feito utilizando uma cópia de PlayStation 5 gentilmente cedida pela Sony.