Análise | Age of Empires 4 : Tão bom quanto uma aula de História
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Fiel a suas origens, jogo mantem suas mecânicas clássicas e inova no modo de contar história.
O quarto jogo da franquia mantêm sua essência que nasceu em 1997, Age of Empires 4 já nasce um clássico do RTS, com as mecânicas aprimoradas e belos gráficos o jogo agrada tanto aos fãs mais fieis, quanto aos que estão chegando agora.
A base da evolução e da economia
A base de todo RTS ( real time strategy), é obter recursos para progredir sua base e como consequência deixar suas defesas mais robustas e seu ataque mais eficiente, Age of Empires 4 mantém o core de um jogo de estratégia em tempo real.
A coleta de recursos segue a mesma, coletar alimentos seja pela caça ou pelo plantio, madeira, ouro e também pedra, o que demanda tempo e estratégia e sem esses recursos o jogador é incapaz de progredir.
A mudança de Era só é possível através do acúmulo de recursos e de determinadas construções, sem elas você ficará fadado a derrota pois seus inimigos certamente estão em busca de soldados com maior poder de ataque e defesas cada vez mais robustas.
Exploração
Os mapas de Age of Empires 4 são vastos e cheios de recursos a serem explorados, se resumir a uma base é o mesmo que não ter base, então o jogador precisa e deve explorar todos os arredores atrás de mais recursos, tenha em mente que tanto a madeira quanto o ouro são limitados, suas fontes de esgotam e você pode ser pego de surpresa enquanto tenta lidar com a escassez de recursos, para isso use seus batedores, são unidades que auxiliam a explorar o mapa com maior eficiência, se você joga Civilization sabe da importância da unidade. Saber onde a base inimiga está localizada, onde há minas de ouro e tesouros pode te dar uma vantagem inestimável, então explore sem medo.
Quer jogar como?
Jogadores de RTS muito raramente estão ali pela história que o jogo tem para te contar, mas não significa que não valha a pena ser jogado, o modo campanha começa no século IX antes mesmo da unificação da Inglaterra e conta a história de uma forma bem lúdica e imersiva, além de imagens belíssimas dos locais históricos nos dias atuais, é um modo que vale muito a pena ser jogado.
Além do modo campanha há outros modos como o tutorial que introduz as mecânicas de jogo a quem está chegando agora, teclas de atalho, macro e micro gerenciamento, que sem eles, bom, você será derrotado.
Os modos Player Vs Player tanto 1 vs 1 ou o 4 vs 4, ambos completamente customizáveis, é importante salientar que cada civilização tem suas características, habitue-se com elas e domine suas habilidades únicas e conheça o máximo que puder das outras para saber como se defender ou como atacar.
Guerra total
Age of Empires 4 é um jogo de guerra, onde os confrontos são inevitáveis e atravessar as eras para derrotar o exército inimigo é a chave, como já dito no início do texto, obter recursos é a chave para a evolução. Como na História, as eras caminham em ritmos diferentes para cada povo, e o mesmo conceito se aplica no game, avançar rapidamente para as eras mais avançadas lhe trará vantagem bélica perante os outros jogadores. O game divide as eras em 4, são elas:
- Idade das Trevas ( ou Idade Média)
- Período Feudal;
- Era dos Castelos;
- Era dos Impérios.
Cada jogador terá em suas mãos 200 unidades no máximo, é um número comum em RTS como StarCraft II, apesar das tecnologias e largura de banda proporcionarem a possibilidade de incontáveis unidades, creio que 200 seja o bastante para uma partida saudável, sem lags e com o ping dentro do aceitável.
Um mundo a ser desbravado e Civilizações riquíssimas
Não importa em qual modo de jogo você curta mais, seja explorar o mundo através do modo campanha ou o PVP sem parar, Age of Empires 4 entrega não só belos gráficos e incontáveis horas de jogatina, ela entrega o que todo jogo tem como obrigação em seu core, a imersão. Todas as civilizações dentro do jogo possuem as suas características o mais fiel possível, sem estereótipos caricatos, mas sim aquilo que fizeram sua fama, como o exército montado Mongol, liderado por Gengis Khan
Considerações finais
Age of Empires 4 fisga o jogador em dois grandes pontos, o saudosismo da série e seus belos gráficos e a narrativa envolvente no modo campanha. As características de cada civilização são visíveis e claramente influenciáveis no gameplay. Age of Empires 4 é sem dúvida um jogo que vale a pena ser jogado por horas e horas a fio.
Age of Empires 4 está disponível para assinantes GamePass
Assinatura do GamePass foi cedido pela Microsoft para a realização deste review