O novo MINI recarregável mistura a ideia de explorar as possibilidades de um design sustentável, enquanto representa o passado icônico e respeita heranças da marca britânica. Em 1998, o designer criou o “MINI Paul Smith Edition”, limitado a 1.800 exemplares. Foi esse o modelo que inspirou sua nova criação completamente eletrificada, que mantém a cor azul única do veículo antigo e ainda traz uma paleta típica dos anos 90 em sua caixa de bateria verde limão. Convertido pelos engenheiros da empresa 'Recharged Heritage Limited', o clássico Mini elétrico usa um motor de 72 kWh.
Upcycling da mais alta ordem: um clássico lendário é transformado em um carro elétrico recém-projetado e modernizado para uma condução livre de emissões. Sir Paul Smith, há muito conhecido pelos fãs da icônica marca britânica que está no mercado há mais de 50 anos, é a mente criativa por trás dessa colaboração. A apresentação deste projeto sustentável no Salone Del Mobile 2022 em Milão forneceu um palco adequado para Sir Paul Smith e Oliver Heilmer, chefe do MINI Design, discutirem abordagens sustentáveis ao design automotivo.
Ainda no verão passado, Paul Smith apresentou o MINI STRIP no salão do automóvel IAA em Munique: um carro conceito radicalmente reduzido e sustentável. O modelo MINI Recharged de Paul Smith agora revisita essa ideia para explorar as possibilidades do design sustentável. "Três coisas descrevem este carro perfeitamente: qualidade, sustentabilidade e funcionalidade", explica o designer.
"Este carro também respeita o passado", acrescenta Smith. Com este único, Paul Smith está revisitando um projeto ainda mais antigo que o liga ao MINI há mais de 20 anos: em 1998 ele criou o MINI Paul Smith Edition, limitado a 1.800 O protótipo desta edição única foi pintado de azul brilhante com base em uma amostra retirada de uma das camisas favoritas de Paul Smith. O novo modelo exclusivo mantém esse tom de cor inconfundível e memorável, enquanto a caixa da bateria verde limão lembra uma paleta de cores dos anos 90 Apesar do redesenho, no entanto, o ethos original do carro permanece.
O projeto também trata do respeito ao patrimônio e ao design atemporal – em particular, o trabalho icônico de Sir Alec Issigonis, criador do primeiro Mini. "Quando você se muda para o apartamento de sua tia velha, por respeito, você não muda tudo, mas faz alguma modernização", é como Smith diz. Sir Alec Issigonis desenvolveu o Mini clássico em resposta à crise do petróleo de 1959. Consumo mínimo de combustível, aproveitamento máximo do espaço – essa foi a ideia que convenceu milhões de pessoas ao longo de muitas décadas a investir em um Mini, e ainda é parcialmente responsável pelo sucesso do MINI hoje.
O conceito radicalmente reduzido e sustentável do MINI Strip continua no interior do carro recém-projetado. Ao deixar deliberadamente de fora as peças de acabamento, a carroceria com seu piso sem revestimento domina o interior, com tapetes rústicos feitos de borracha reciclada na parte superior. Além de materiais inovadores e que economizam recursos, o design de Paul Smith deixa de fora instrumentos inteiros em outros lugares: um ímã próximo ao volante acomoda o smartphone, que, além do velocímetro, substitui quase todos os antigos botões e funções do painel . O volante em seu modelo exclusivo pode ser completamente removido para facilitar a entrada e saída do carro – tanto uma solução inovadora quanto uma ironia simbólica da sagacidade da marca registrada de Paul Smith.
“Fizemos um carro dos anos 1990 totalmente relevante para os dias de hoje”, é como o designer o descreve. “As ideias nunca são o problema, você pode encontrá-las em todos os lugares. O desafio é implementá-los. Aqui funcionou. Um sonho se tornou realidade", diz ele. Os engenheiros da 'Recharged Heritage Limited' também são responsáveis por tornar esse sonho realidade. O novo parceiro MINI converteu o clássico Mini em um veículo sem emissões, instalando um motor elétrico de 72 quilowatts O MINI já oferece prazer de condução localmente livre de emissões e fabricado em série com o MINI Cooper SE totalmente elétrico (consumo de energia combinado: 17,6 – 15,2 kWh/100 km de acordo com WLTP; emissões combinadas de CO2: 0 g/km) e o MINI Cooper SE Countryman (consumo de combustível combinado: 2,1 - 1,7 l/100 km de acordo com WLTP, 2,1 - 1,9 l/100 km de acordo com NEDC; consumo de eletricidade combinado: 15,5 - 14,8 kWh/100 km de acordo com WLTP, 14,8 - 14,1 kWh/ 100 km de acordo com NEDC, emissões de CO2 combinadas: 47 - 39 g/km de acordo com WLTP, 48 - 44 g/km de acordo com NEDC) com tração híbrida plug-in e está a caminho de entregar um futuro totalmente elétrico.
Com o objetivo de exibir o design exclusivo no Salone del Mobile 2022 em Milão, o showroom da Paul Smith será projetado com as cores marcantes do MINI Recharged by Paul Smith. No Salone del Mobile, os visitantes terão a oportunidade de ver o modelo recém-projetado, bem como o MINI STRIP do ano passado.