A crise no mercado editorial
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Após a Livraria Saraiva entrar em pedido de recuperação judicial, com um saldo devedor de R$ 675 milhões é que paramos para refletir que desde de 2012 está sendo assustador a quantidade de livrarias que fecharam as portas no país, pra ser mais exata quase mil estabelecimentos decretaram falência. Os amantes dos livros lamentam a turbulência que a Saraiva se encontra, pois esta ativa há 104 anos no mercado.
A frase " Um país se faz de homens e livros"de Monteiro Lobato tem sido alvo de reflexão. A crise econômica que afundou o Brasil contribuiu para que os lançamentos de alguns impressos diminuissem, mas com a praticidade do e-commerce segundo Jorge Saraiva Neto 30% das compras dos livros são pela internet e o preço caiu 8% nos últimos cinco anos.
As redes sociais com os resumos mastigados de notícias interferem muito no comportamento dos brasileiros. Sendo uma estimativa de 44% da população que não lê e 30% nunca comprou um livro.
Desejamos que o mercado editorial recupere, usando outras estratégias que possam voltar aquecer esse ramo, para que ele jamais deixe de existir. Por um lado temos a Livraria Leitura que se mantém firme com a pretensão de ser líder daqui há quatro anos.
O e-book não é um dos culpados pela crise do mercado editorial, ele é apenas uma acesso rápido e barato.
Segundo os investidores, as más estratégias que causam a morte lenta do mercado editorial.
Se a população recebesse incentivos de leitura, criando novos hábitos esse quadro poderia ser diferente, não é falta de tempo e sim interesse.