Em levantamento recente, a Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, buscou entender a inclusão e diversidade nas lojas de materiais de construção civil ao longo das diferentes localidades brasileiras. A pesquisa foi realizada em setembro de 2021, via e-mail, com proprietários e balconistas de lojas de construção civil de todo o país.
A pesquisa mostrou que, dos 132 respondentes, 57% dos proprietários de lojas são homens e 43% mulheres. Já entre os 219 balconistas entrevistados, o número de 57% de homens e 43% de mulheres é semelhante. Com relação à inclusão no setor, 74% das mulheres consideram esse aspecto positivo no mercado de construção civil, com 56% de LGBTQIA+ com a mesma opinião. O levantamento mostrou um crescimento no número de mulheres atuando no setor nos últimos anos e o rompimento de barreiras que vêm sendo conquistadas por elas, mostrando que todos têm direito às mesmas oportunidades e chances.
Outro depoimento de uma das entrevistadas, que seguirá anônima, foi o seguinte: “posso citar o meu caso, como mulher, nesse setor que só homens eram vistos. Com a minha determinação e teimosia, consegui lidar com todo esse preconceito, e hoje vejo mais mulheres nesse ramo. Somos guerreiras e somos capazes de aprender e lidar com todo setor”, argumentou.
Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence da Juntos Somos Mais, afirma que foi interessante avaliar a opinião do setor em relação à inclusão. “As mulheres se mostraram bastante otimistas nesse aspecto, e isso é resultado de um esforço contínuo e diário do mercado de construção, que vem trazendo o gênero feminino como o perfil dominante em profissionais jovens, tanto proprietárias de lojas quanto balconistas”.
O gênero feminino mostra-se dominante na faixa etária até 34 anos e, após este intervalo, há uma considerável queda da quantidade de mulheres no setor. Além disso, ambos os gêneros possuem a mesma proporção quando comparados aos perfis, sendo eles proprietários e balconistas. Por fim, a maior parte dos entrevistados declararam que não possuem nenhum tipo de deficiência e isso se reflete, tanto na segmentação por gênero, quanto na segmentação por perfil (proprietários e balconistas).
“Ficamos entusiasmados em ver o resultado desse levantamento. Nós, da Juntos Somos Mais, prezamos pela diversidade em nosso segmento. O ambiente de trabalho no setor de materiais de construção vem passando por muitas mudanças positivas e vemos, hoje, que cada vez mais é valorizado o direito às mesmas condições e oportunidades. Aqui, na Juntos, sempre lutamos e continuaremos a lutar por esse propósito!”, argumenta Letícia Rosa, Product Coordinator do Programa Juntos Somos + para varejistas na empresa.
Sobre a Juntos Somos Mais
O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, a Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando o varejista e os profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas líderes em seus segmentos participantes, juntamente com mais de 90 mil lojas e mais de 1,2 milhões de membros entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Recentemente adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.