5 de maio: Dia Mundial da Senha alerta para a importância de senhas fortes na proteção contra violações de segurança cibernética

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Hoje, dia 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Senha (World Password Day) neste ano. Com tantos ataques cibernéticos ocorrendo recentemente, a data em questão se torna ainda mais importante para a conscientização sobre a importância do uso de senhas seguras e para a educação em segurança cibernética. De acordo com a recente pesquisa Threat Landscape Retrospective, da Tenable, empresa líder mundial em cibersegurança, mais de 40 bilhões de dados foram expostos em todo o mundo no ano de 2021. Somente na América Latina, o número de arquivos vazados ultrapassou 1,7 bilhões.

Já uma pesquisa da NordPass, feita com empresas listadas na Fortune 500, descobriu mais de 15 milhões de violações em 17 setores diferentes, o que mostra que essas empresas são vulneráveis ​​a violações devido à falta de “higiene” de senhas. Segundo o levantamento, a própria palavra “senha”, que pode ser facilmente descoberta por cibercriminosos, continua sendo a senha mais usada em diferentes setores como varejo, tecnologia, finanças, energia, indústria química, agricultura, publicidade, hotelaria e RH.

Celebrada todo ano na primeira quinta-feira do mês de maio, o Dia Mundial da Senha foi instituído para nos lembrar da importância de usar senhas fortes, que são mais seguras, para proteger nossos dados pessoais e confidenciais. A Tenable contribui com dicas rápidas e práticas sobre o tema:

É importante, além de uma senha forte, que o usuário tenha ao menos 2 formas de autenticação nos seus dispositivos e aplicativos conectados à internet. Para autenticação, o número de variáveis ​​é mais importante do que o nível de complexidade dessas variáveis. Não há razão para uma senha conter mais do que de 4 a 6 dígitos.

  • A autenticação pode ser baseada em quem você é (biometria), o que você sabe (pin), o que você tem (dispositivo/token) e de onde você está se autenticando (geolocalização).
  • Os gerenciadores de senhas e até mesmo os navegadores agora notificam quando as senhas são repetidas ou roubadas e sugerem senhas mais longas e mais fortes que eles lembram, em vez de você precisar lembrá-las.
  • A melhor maneira de usar senhas é não precisar usá-las manualmente! Obtenha um gerenciador de senhas como LastPass ou 1Password e use senhas mais complexas, difíceis de adivinhar e geradas aleatoriamente por meio de ferramentas como estas.

Curiosidade: você sabe qual é a história do Dia Mundial da Senha?

O pesquisador de segurança -- Mark Burnet, em seu livro Perfect Passwords (publicado em 2005), encorajou as pessoas a estabelecerem um “dia de senhas” para atualizarem senhas importantes. Então, a Intel Security se inspirou em sua ideia e declarou toda primeira quinta-feira de maio como o Dia Mundial da Senha em 2013, para ampliar a conscientização sobre a necessidade de segurança de senha.

Sobre a Tenable

A Tenable®, Inc. é a empresa de Cyber Exposure. Mais de 30 mil organizações no mundo todo contam com a Tenable para entender e reduzir o risco cibernético. Como criadora do Nessus®, a Tenable ampliou sua experiência em vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo para verificar e proteger qualquer ativo digital em qualquer plataforma computacional. Entre os clientes da Tenable, estão mais de 50% das empresas da Fortune 500, mais de 30% das empresas da Global 2000 e agências governamentais de grande porte. Saiba mais em Tenable.