Durante mais de um século, a história do Hospital Psiquiátrico do Juquery foi registrada por muitos artistas, jornalistas e fotógrafos.

Com base nesses registros, e em outras produções audiovisuais já criadas sobre o Juquery, o MAOC, Museu de Arte Osório Cesar apresenta sua 1ª Mostra de Curta-Metragens. Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual no Juquery e em Franco da Rocha,e também ser uma ferramenta de incentivo para a elaboração de projetos semelhantes em eventos voltados ao Cinema e à Fotografia, o evento faz parte da programação  do 5° Soy Loco Por Ti Juquery, que acontece de 07 a 11 de setembro no Complexo Hospitalar do Juquery e no Museu de Arte Osório Cesar, em Franco da Rocha (SP)..

Além da Mostra, o Festival exibe no dia 09/09, sexta, às 19h30, o filme "Em Busca de Judith”, de Jessica Barbosa, que acreditava que Judith Alves Macedo, sua avó paterna, havia falecido num acidente de carro. No sábado, dia 10/09, às 19h, será exibido “Festival de Música Do Manicômio Judiciário”, resultado de um material histórico e raro captado por Celso Maldos no início dos anos 80 no Juquery, com bate-papo após a sessão. E no dia 11/09, domingo, às 16h30, é a vez do clássico  “Um Estranho no Ninho”, adaptado do romance homônimo de Ken Kesey e ambientado em uma clínica psiquiátrica, com Jack Nicholson e dirigido por Milos Forman.

  • Programação - 1ª Mostra de Curtas-Metragens do MAOC
  • Dias: 09/09, 10/09 e 11/09,  das 13h às 18h
  • Local: Sala de Vídeo do Museu de Arte Osório Cesar

Vídeo do Museu de Arte Osório Cesar (2020), de Marcos Frutig  e produção de Maria Eugênia Léo Castilho | Duração: 8’05’’

O vídeo de sensibilização do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) é uma produção de Maria Eugênia Léo Castilho, com direção de Marcos Frutig e contou com a participação de outras tantas pessoas no processo de reabertura do Museu após um longo processo de restauro pela Prefeitura de Franco da Rocha em parceria com o Complexo Hospitalar do Juquery.  O vídeo é narrado pelo médico e crítico de arte Osório Cesar - interpretado pelo ator Matheus Prestes - que realiza uma imersão pela sua trajetória de vida, até adentrar o Juquery, observar a produção artística e incentivar a criação de obras por internos(as). Com uma sala própria, ao lado da recepção do MAOC, o vídeo é uma introdução ao riquíssimo universo das criações de artistas que estiveram como internos do Juquery, que podem ser vistas na exposição de longa duração “Há luz atrás dos muros”, com curadoria de Pedro Quintanilha e Hélio Menezes.

Fotofilme “À muitas mãos” (2022), de Elielton Ribeiro | Duração: 6'22''

O fotofilme “À muitas mãos” (2022) foi editado e dirigido por Elielton Ribeiro a partir de uma pesquisa artística e curatorial que inclui fotografias de obras, retratos e áudios do artista Nailton Silva Fernandes, em um acompanhamento do seu processo de criação durante o primeiro semestre de 2022.

Fotofilme “Loucura” (1986), de Magali Pinhatti | Duração: 14’14’’

“Loucura” (1986) é um trabalho realizado no Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, hoje Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Professor André Teixeira Lima”. Magali Pinhatti frequentou o hospital-presídio durante o primeiro semestre de 1986 para a realização de um trabalho fotográfico que resultou em uma obra audiovisual como trabalho de conclusão da disciplina lecionada por Décio Pignatari na pós-graduação em Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  

CINEMA no 5º Soy Loco Por Ti Juquery

“Em Busca de Judith” sessão de cinema e bate-papo com Jessica Barbosa

Dia 09/09, sexta,, às 19h30 | Local: Jardim do relógio

“Festival de música do Manicômio Judiciário” Sessão do filme e bate-papo com Celso Maldos

Dia 10/09, sábado | Horário: 19h | Local: Auditório Ubirajara |

“Um Estranho no Ninho”, filme de Milos Forman

Dia 11/09, domingo, às 16h30 | Local: Auditório Carol

Serviço:

5º Festival Soy Loco Por Ti Juquery
De 07 a 11 de Setembro de 2021
Franco da Rocha - SP
Entrada Gratuita